Jornal britânico elege Amarante como um dos destinos a regressar este ano

Amarante eleito um dos 21 destinos a regressar em 2021. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Em vez da habitual lista de destinos que o The Guardian publica em janeiro, este ano escritores do jornal por toda a Europa elegeram os 21 locais onde anseiam regressar. Amarante é um dos eleitos.

A cidade de Teixeira de Pascoaes e de Amadeo de Souza-Cardoso abre a lista de 21 destinos por toda a Europa onde os escritores do The Guardian gostariam de voltar quando for possível. Isto é, quando forem levantadas as restrições de viagens e o confinamento ainda vigente em alguns países.

Amarante, foi a escolha de Oliver Balch, que anseia por um passeio e uma refeição gourmet junto ao rio Tâmega. O autor, um assumido amante de escapadelas na montanha, admite que “poderia ter escolhido os planaltos salpicados de granito da Serra da Estrela ou as encostas arborizadas do Gerês”, mas a cidade das artes e da literatura, guardada por serras e rio, oferece as condições ideais para quem procura um destino de repouso. “E se surgir o desejo por um pouco mais de atividade, pode sempre fazer-se uma caminhada no parque da cidade ou um passeio de bicicleta na Ecopista do Tâmega”.

 


Amarante: Passear pela cidade que é guardada por serras e rio


 

Balch recorda ainda “a belíssima ponte em arco que liga as suas duas margens”, o “labirinto de ruas calcetadas e cafés tranquilos” e recomenda uma visita à Igreja de São Gonçalo, ao museu de arte Amadeo de Souza-Cardoso e ao Solar dos Magalhães.

Para um final de viagem “excecional”, o escritor sugere uma passagem pelo Largo do Paço, “um dos melhores restaurantes de Portugal”.

Amarante surge na lista do The Guardian entre locais na Itália, Grécia, Suíça, Áustria, Alemanha, Croácia, Escócia e outros países da Europa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend