Exploratório de Coimbra: conhecer o corpo humano (e dos bichos)

Família interage com bichos durante a manutenção diária, no Exploratório, em Coimbra. Fotografia: Fernando Fontes / Global Imagens
Experiências interativas e uma exposição sobre animais de patas articuladas com exemplares vivos, como tarântulas, bichos-pau ou bichos-folha. Não faltam motivos para uma visita, em família, ao Exploratório.

Estimular curiosidades é um dos objetivos do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, onde se alia conhecimento e diversão. À exposição permanente, “Em boa forma… com a ciência”, centrada no corpo humano e recheada de experiências interativas, juntou-se, recentemente, a exposição “Bichos de Pata Articulada”. Ambas envolvem atividades diversas, jogos e desafios, mas esta última, além de ser temporária, tem uma particularidade: é habitada por animais vivos.

Ali moram artrópodes como os bichos-pau, que parecem pauzinhos, quando recolhem as patas; os bichos-folha, confundíveis com a folhagem das plantas; ou as tarântulas, que só comem se tiverem fome e podem passar um mês sem o fazer. Durante a manutenção diária, ou seja, quando os animais são alimentados (geralmente, de manhã), os visitantes podem tocar ou segurar em alguns deles, com cautela e sob o olhar atento das monitoras, para segurança dos bichos. No fim, há um quiz para testar os saberes adquiridos.

Um dos bichos-pau que moram, por estes dias, no Exploratório.
Fotografia: Fernando Fontes / Global Imagens

Comprar

O Exploratório acolhe a livraria Faz de Conto, dirigida ao público infantil e a todos os apreciadores de livros ilustrados, sem olhar à idade. A loja, que investe, por exemplo, em livros pop-up, também é palco de atividades.

Sofia Correia, responsável pela livraria Faz de Conto.
Fotografia: Fernando Fontes / Global Imagens

Comer

O restaurante Cordel serve petiscos e comida tradicional com toques contemporâneos, valorizando os peixes e saladas enquanto durar o verão. Tudo tem o toque do chef Paulo Queirós, responsável também pela Hamburgaria Maneirista, instalada no mesmo edifício.

Linguini com camarão, uma das propostas de verão do Cordel.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Gozar setembro na cidade: sugestões em Aveiro e Coimbra
Coimbra: Lena criou um “Portugal dos Pequenitos dos sabores”
Bicicletas de sonho e peças com tradição em Coimbra




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend