Descanso na planície alentejana, entre serra e mar

Descanso na planície alentejana, entre serra e mar
De bancos feitos em cortiça aos ingredientes locais que alimenta a cozinha, no Craveiral Farmhouse respira-se a costa alentejana em tudo. O turismo rural pet-friendly que abriu há um ano perto de São Teotónio, é a resposta certa quando se procura descanso rodeado de natureza, a sul. Com planície, serra e mar ali ao lado.

Os burros Cravo e Ferradura são tão inseparáveis como amigáveis, assim como as cabras Hortelã e Canela. Não fossem os nomes óbvios o suficiente. O cavalo Quinoa faz as delícias dos mais novos e fica sempre fotogénico. Mas é a pequena cadela Pica, cheia de vida e pronta para o mimo, que nos faz sentir bem recebidos, logo à chegada. Afinal, este é um local pet-friendly.

«Ela quer é festas», ri-se Pedro Franca Pinto, um dos três sócios da Craveiral Farmhouse, o turismo rural que abriu há cerca de um ano na Costa Vicentina, perto de São Teotónio e a meio caminho entre Odeceixe e Odemira. A resposta certa quando o cenário pede descanso junto do silêncio e da natureza, rumo ao Alentejo. Em marcha lenta. Sem olhar para o relógio. Um verdadeiro «anti-stress», como lhe chama Pedro. Em pequeno, queria ser agricultor. A advocacia ainda lhe trocou as voltas mas a paixão pelo campo acabou por falar mais alto.

O turismo rural fica próximo de São Teotónio. (Fotografias: Paulo Spranger/GI)

O resultado percebe-se melhor em números. Aqui, as noites caem tranquilas numa das 30 villas, para duas a quatro pessoas, ou num dos oito estúdios para dois. Alguns têm cozinha e um convidativo alpendre com espreguiçadeiras onde apetece estar. A pensar, a ler, a beber um refresco, a conversar. Quando se está no sossego da planície alentejana, o verbo passa para segundo plano. Mais números: os dias quentes pedem mergulhos nas três piscinas, uma delas interior, ou na sombra do pomar e do trilho de plantas com propriedades medicionais, que vestem a propriedade de verde. Ao todo, foram plantadas mais de meio milhar de árvores, entre limoeiros, pereiras, marmeleiros ou nespereiras.

Os quartos trazem para dentro o ambiente campestre em redor, com chapéus de palha a servir como candeeiros, fruteiras feitas de cortiça e troncos de sobreiros reutilizados como bancos, mas também há muito para explorar fora do Craveiral Farmhouse: a serra e o mar estão li perto, com as praias do Carvalhal e de Odeceixe a poucos minutos dali. A pedalar até lá, numa das bicicletas do Craveiral, são poucos minutos.

Fica situado na Costa Vicentina e abriu portas há cerca de um ano.

Entre as restantes atividades que se podem fazer contam-se passeios a cavalo, de skate, workshops de cerâmica, ginásio, sauna, banho turco ou visitas ao Centro de Interpretação da Natureza, ali situado. Sem esquecer, claro está, o restaurante que serve almoços e jantares, onde se dá primazia ao produto regional, com inspiração no receituário tradicional alentejano, em pratos como o javali assado no forno com alecrim ou a açorda de ostras e perdiz. No campo e no Alentejo, o único horário que interesse cumprir, afinal, é este: quando o relógio da fome dá horas. O verão trouxe uma nova pizaria biológica ao Craveiral, com frescos vindos da horta e ingredientes de pequenos produtores alentejanos. Esta é uma parceria com a In Bocca al Lupo e a associação Vila Com Vida, dando emprego a jovens-adultos com défice intelectual.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Apetece estar aqui: O luxo da imensidão do Alentejo
Monte da Bica: gin e vinhos cheios de amor pelo Alentejo
Sabores tradicionais e familiares de Beja na nova casa de Belém




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend