Cozinha de memórias num estrela Michelin

Sobremesa inspirada nas idas à feira popular do chef Tiago Bonito. Fotografia: DR
A carta nova do Largo do Paço, restaurante estrelado da Casa da Calçada, em Amarante, diz muito sobre o percurso do chef Tiago Bonito. Do bacalhau com espuma de patanisca à sobremesa de algodão doce e pipocas, tudo conta uma história pessoal.

É uma cozinha portuguesa recriada e cheia de memórias, aquela que Tiago Bonito desenvolve no Largo do Paço, na Casa da Calçada, em Amarante. A carta de inverno do restaurante, cuja estrela Michelin foi recentemente renovada, reflete muitas das vivências do chef.

Prato de bacalhau fresco.
Fotografia: DR

O bacalhau, que era habitual na mesa da família, surge logo como amuse-bouche: um rolinho para comer à mão, concentrando todos os sabores do bacalhau à Brás. Mais adiante, chega uma entrada com bacalhau fresco, espuma de patanisca (outra recordação do chef, ligada às vindimas), gelatina de cenoura, esferas de alho negro e escabeche preparado em nitrogénio. E, pelo meio, há pratos envolvendo lavagante, cogumelos selvagens ou novinho maturado.

Prato de novilho maturado.
Fotografia: DR

Aquelas e outras propostas constam de dois menus de degustação: o Identidade, mais ligado à criatividade e evolução da cozinha; e o Caminhos, feito de clássicos do chef. Neste último inscreve-se a sobremesa “Memórias de infância”, que inclui pipocas, algodão doce e caramelo, e lhe lembra as idas à feira popular na beira-rio, em Coimbra, cidade para onde se mudou, com os pais, após um início de vida em Montemor-o-Velho.

As pipocas também transportam Tiago Bonito para as tardes frias de domingo em casa, a ver filmes e a comer bolo de ananás com caramelo feito pela mãe – o seu preferido.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend