Conhecer Caldas da Rainha nos passos de Bordallo Pinheiro

Na cidade das faianças há um espetáculo itinerante que leva a conhecer a vida do seu principal embaixador, Raphael Bordallo Pinheiro. Pelo caminho visitam-se alguns dos lugares mais emblemáticos do centro histórico.

No espetáculo itinerante Alter Egos de Bordallo Pinheiro, as atrizes Inês Fouto e Mariana Calaça Baptista, da companhia de teatro Cenas, convidam visitantes e locais a conhecer a vida e obra de Bordallo Pinheiro num passeio pelo centro histórico da cidade, recordando a época em que por ali passou o ceramista, no século XIX.

(Fotografia: Diana Quintela/GI)

O Parque D. Carlos I é ponto de partida deste roteiro teatral, e de encontro com a primeira de três personagens, que narram, em jeito de memória, as peripécias de Bordallo. Representam alter egos do artista, e encarnam «a personalidade, as motivações e a paixão do mestre Raphael Bordallo Pinheiro», explica Mariana. O gato Pires, animal de estimação do ceramista, dá início à cena, num banco de jardim, de fraque negro, bengala e fartos bigodes, como era muitas vezes representado nas autocaricaturas de Bordallo, que, não sendo um gato, «não tinha sete vidas, mas antes sete ofícios» – diz a certa altura o personagem. É que além de ceramista e caricaturista Raphael foi também artesão, encenador, jornalista e até professor.

Chegou a Caldas da Rainha, como outros tantos, atraído pelas águas sulfúreas do hospital termal – onde se encontra outra das personagens do espetáculo, a Marquesa, eterna apaixonada de Bordallo – e ali acabou por instalar uma fábrica de faianças, em 1884, com a ajuda dos irmãos, Feliciano e Columbano, tornando-se num dos nomes maiores do concelho e o principal responsável pela industrialização do setor.

O tom satírico de Raphael dá o mote para a terceira e última personagem, a Maria «Pontos Nos Is», uma crítica da sociedade atual. Mas para a conhecer há que primeiro passar pela emblemática Praça da Fruta, lugar que tanto inspirou o artista na criação de algumas das peças de cerâmica mais icónicas da marca, a louça em forma de frutas e legumes.

Rota Bordalliana
Por toda a cidade encontram-se réplicas agigantadas de alguns dos personagens mais característicos dos desenhos de Raphael, que compõem a Rota Bordalliana, inaugurada pelo município em 2015.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Caldas da Rainha: Uma cidade em movimento perpétuo
Caldas: Restaurante-bar dá vida ao parque da cidade
Caldas: Hotel de eleição para a realeza recuperou o charme




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend