Circo, mercados e teatro: o que fazer durante dezembro, no Porto

(Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
Feiras e mercados, concertos, cinema e teatro fazem parte da agenda do Natal portuense mais iluminado de sempre, graças às 2,4 milhões de microlâmpadas LED, salpicadas por ruas, praças e jardins.

A Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida por Rotunda da Boavista, volta a ser a Praça da Fantasia, onde miúdos e graúdos encontram uma pista de gelo coberta e uma rampa, carrosséis, pistas de carros, comboio mágico, simuladores, jogos tradicionais, mini roda e Casa do Pai Natal. A Praça D. João I recebe uma pista de gelo natural onde todos podem praticar as suas habilidades de patinagem.

(Fotografia: Igor Martins/GI)

1. FEIRAS E MERCADOS
Quase 30 feiras e mercados acontecem durante este mês, um pouco por toda a cidade. Não vai falta artesanato português no Artes e Ofícios do Porto (até 23), na Praça dos Poveiros, e no Artesanatus (14 a 22), que acontece no Jardim de São Lázaro. O Mercado da Alegria (até 31), no Largo de Santo Ildefonso e na Praça da Batalha, junta vestuário, brinquedos, produtos alimentares, bijuteria, workshops e dj sets. O Urban Market regressa com mobiliário, roupa, joalharia e design, ocupando diferentes espaços, como a Estação de São Bento (5 a 8), a Praça Carlos Alberto (12), o Hard Club (13 a 15) e o Ateneu Comercial (19 a 23). Por Cedofeita, é possível visitar o Abelha IX Mercado de Arte (7), no interior do Centro Comercial, e o Mercado Portobelo (21 a 23), na Praça Carlos Alberto.
Quem procurar artigos em segunda mão, encontra-os na Feira do Livro Usado (até 7), na Junta de Freguesia do Bonfim, no Flea Market (14), no Silo Auto, e na Feira de Antiguidades e Velharias (21), na Praça Francisco Sá Carneiro.

2. MÚSICA
Durante este mês, as ruas vão ser animadas com os Sons de Natal (7, 14), um conjunto de concertos de alunos do Conservatório de Música do Porto e do Curso de Música Silva Monteiro, e com o Natal à Porta. Trata-se de um ciclo de seis concertos, em vários lugares da cidade, com um repertório dedicado aos clássicos de Natal. Aos sábados, com o coro “Pop Up – Vozes Portáteis”, e, aos domingos, com espetáculos de canto lírico pela companhia Ópera de Bolso.

3. CIRCO
O Coliseu do Porto recebe mais uma edição do Circo de Natal, de 13 de dezembro a 1 de janeiro. Sem animais em pista desde 2015 e com alguns artista premiados, o espetáculo vai contar com os portugueses Dynamic Four, um quarteto que vai criar a «torre mais alta do mundo» recorrendo às forças combinadas e ao Bankine. Laurence Tremblay-Vu vai subir a seis metros de altura para se pendurar de cabeça para baixo e dançar sobre o abismo e as finlandesas Wise Fools vão apresentar um número raro de trapézio triplo. A programação inclui ainda a atuação do palhaço Konstantine os saltos mortais dos Daring Guys.

(Fotografia: Igor Martins/GI)

4. CINEMA
Grandes clássicos do cinema mudo, com acompanhamento musical ao vivo, compõem o Salão Piolho. Ao todo, há sete sessões distribuídas por lugares improváveis da cidade como o átrio da Câmara Municipal do Porto, onde se vai assistir a várias curtas de Félix the Cat (14, às 15h), o Ferro Bar, que vai acolher As sete ocasiões de Pamplinas (14, 21h30), e a Igreja dos Carmelita Descalços, onde se poderá assistir ao filme A Paixão de Joana D’Arc (15, 21h20).

5. TEATRO
O interior da árvore de Natal será o palco da peça Bzzzoira Moira (22, às 18h30), que conta a história de um poço negro que se diz guardar um tesouro. Este domingo, as marionetas de O Barbeiro e A Tourada (8, às 18h30), contam duas histórias num mesmo espetáculo, e no próximo vê-se o teatro de fantoches Dom Azevinho (15, às 18h30). A peça Guarda Nuvem, Os espíritos da neve (8 e 22, às 17h), fala sobre a missão de Sneguroshka, neta do Pai Natal, sobre espalhar o espírito natalício por todo o mundo.

6. BOMBARDA COM FESTAS FELIZES
Música, dança, oficinas, um mercado de arte urbana, instalações, vídeo mapping e outras surpresas preenchem o “quarteirão das artes” nos três sábados que antecedem o Natal. Como já é habitual, o programa é desenvolvido em parceria com os projetos independentes e pequenos negócios locais.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend