Cidades Criativas da UNESCO: há duas novas em Portugal

Leiria foi distinguida pela música. Fotografia: DR
Caldas da Rainha e Leiria acabam de ser reconhecidas como Cidades Criativas pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A primeira pelo contributo para o artesanato e as artes populares; a segunda no que respeita à música.

Quatro das sete cidades portuguesas integradas naquela rede mundial da UNESCO ficam no centro do país, como assinalou, em comunicado, o Turismo Centro de Portugal. Há quatro anos, Idanha-a-Nova foi distinguida como Cidade Criativa da Música, e Óbidos como Cidade Criativa da Literatura.

Quatro das sete Cidades Criativas que a UNESCO reconhece no nosso país estão no território do Centro de Portugal, o que diz muito sobre a dinâmica vibrante que se vive nesta região. A música, a literatura, o artesanato e as artes populares são partes integrantes das tradições do Centro de Portugal e da essência de quem por aqui vive”, afirmou o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, aproveitando para deixar felicitações aos elementos mais recentes da rede.

Da lista de Cidades Criativas – 246, no total, de todo o Mundo – fazem parte, ainda, Braga, Amarante e Barcelos.

Fábrica Bordallo Pinheiro, Caldas da Rainha.
Fotografia: DR

Mas há mais locais da zona Centro integrados noutras redes da UNESCO. Os mosteiros de Alcobaça e Batalha, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, o Convento de Cristo, em Tomar, e parte dos Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa estão classificados como Património Mundial. O Geoparque Naturtejo insere-se na rede de Geoparques Mundiais (,e em breve, também o Geoparque Estrela). E as Berlengas, parte do Tejo Internacional e parte do Paul do Boquilobo constam da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

“O Centro de Portugal destaca-se na cultura e tradições, como se destaca no património e na natureza. O facto de reunir todas estas características num mesmo território é o que torna esta região tão diferenciadora e que atrai cada vez mais visitantes, ano após ano”, concluiu Pedro Machado.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend