Bicicletas de sonho e peças com tradição em Coimbra

É um espaço urbano e multifacetado em Coimbra: a Trouxa Bicla funciona como loja de bicicletas, com oficina especializada e serviço de restauro; e também vende roupa, calçado e outros produtos de herança portuguesa da marca Trouxa Mocha.

A Baixa de Coimbra tem uma nova loja que reúne dois projetos de cariz urbano: na Trouxa Bicla, os produtos de herança portuguesa da Trouxa Mocha, como roupa, calçado ou mantas, convivem com bicicletas, capacetes e outros equipamentos. Tanto se pode entrar pela Praça do Comércio como pelo Largo do Romal, sendo que este último dá acesso direto ao universo das duas rodas e dos pedais, paixão antiga de João e Ana Cristina Roxo. O casal, que já tinha tido uma loja de bicicletas na cidade há anos, voltou a apostar na área por sugestão do amigo Eduardo Mota, um dos responsáveis pela Trouxa Mocha.

Os artigos da Trouxa Mocha, que mantém a loja em nome próprio no Quebra Costas, são feitos em oficinas tradicionais, mas com um ar mais urbano. Bolsas de tecido, mochilas, vestidos, botas de croute e sabonetes inspirados nos cheiros da serra da Lousã são só algumas das propostas disponíveis neste espaço partilhado.

O novo espaço de Coimbra junta vários produtos, das bicicletas à roupa. (Fotografias: Fernando Fontes/GI)

Os responsáveis pela Trouxa Bicla.

Já a parte da Bicla visa, sobretudo, realizar sonhos. Se alguém procura uma bicicleta como a que teve na infância, João Roxo vai à caça do tesouro; se quer recuperar a que tem estado esquecida na garagem, ele renova-a ao gosto do cliente. A loja tem serviços de reparação e restauro, e ainda acolhe eventos, aluga bicicletas, faz passeios guiados pela cidade. E não esquece a mobilidade elétrica.

À venda estão bicicletas urbanas, novas e usadas – até algumas que, sendo de outras décadas, nunca viram estrada. As marcas variam (Cinelli, BH, Ridley, Haibike, Winora…), assim como os preços. Para completar, há diversos acessórios, como selins, punhos e outros artigos em pele da Tabor, de Águeda, ou cadeiras de criança e capacetes da também portuguesa Polisport. “O sentido desta loja, mais do que ter uma bicicleta que toda a gente tem, é ter ‘aquela’ bicicleta”, conclui João.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Gozar setembro na cidade: sugestões em Aveiro e Coimbra
Petiscos, comida típica e um terraço com vista para Coimbra
Coimbra: Lena criou um “Portugal dos Pequenitos dos sabores”




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend