As Galerias Romanas de Lisboa voltam a abrir este mês

As Galerias Romanas de Lisboa voltam a abrir este mês
As galerias romanas no subsolo da Baixa de Lisboa, descobertas na sequência do terramoto de 1755, voltam a abrir ao público durante três dias, com visitas guiadas, entre 27 e 29 de setembro.

Só costumam estar abertas ao público duas vezes por ano e os bilhetes costumam voar que nem pãezinhos quentes. No final deste mês, voltam a fazer-se visitas guiadas no subsolo da Baixa de Lisboa, com sessões marcadas para os dias 27, 28 e 29 de setembro.

O Museu de Lisboa, que fará os percursos com os participantes por estas galerias descobertas na sequência do terramoto de 1755, adianta que a inscrição página oficial do Facebook será feita pela Internet, num link que será disponibilizado, a 16 de setembro, na sua : basta estar atento.

Estas galerias, que datam do início do século I d.C., «têm sido objeto, ao longo do tempo, de múltiplas interpretações quanto à sua função original», explica o Museu de Lisboa. «Com um nível de água superior a um metro de altura, proveniente de lençóis freáticos que correm por baixo de Lisboa, é necessária uma complexa operação de bombeamento para possibilitar as visitas ao interior deste monumento romano, que, por razões de preservação e segurança, se realizam normalmente duas vezes por ano», lê-se ainda nas suas redes sociais.

As galerias datam do século I d.C.

Na edição anterior, o preço dos bilhetes fixou-se nos dois euros e pode ser levantado em três núcleos do Museu de Lisboa, após a inscrição online: no Palácio Pimenta, no Campo Grande, no Largo de Santo António ou no Teatro Romano, na Rua de São Mamede.

Recorde-se que a autarquia quer colocar as Galerias Romanas da Rua da Prata acessíveis ao público durante todo o ano, e de forma permanente. Para isso está a ser construído um centro de interpretação, que a Câmara Municipal de Lisboa espera ter finalizado no final de 2020.

 

Leia também:

Jurado de Masterchef traz livro de receitas a Lisboa – e quer comer caldo verde
Verão à mesa e pés na areia na nova casa da Caparica
Abriu o mais pequeno bar de vinhos de Lisboa – onde cabem 120 referências




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend