Às compras numa oficina de gravura no Porto

A Oficina Mescla, que promove cursos e workshops, ganhou uma vertente de loja. Fotografia: Igor Martins/GI
A Oficina Mescla, um estúdio de gravura nascido no Pátio do Bolhão, no Porto, tanto aceita encomendas personalizadas como dá cursos e formações. Com a quarentena, passou a funcionar também como loja: vende serigrafias, cadernos e tote bags.

Alexandra Rafael e Tomás Dias são os responsáveis pela Oficina Mescla, estúdio de gravura que leva uma existência discreta, no Pátio do Bolhão, há menos de dois anos. Trata-se de um lugar de trabalho, aprendizagem, divulgação de artistas, ilustradores e designers que, com a quarentena, também ganhou uma vertente de loja. À venda estão serigrafias, cadernos, tote bags (sacos de pano) e outras peças, algumas da casa, outras assinadas por artistas e ilustradores parceiros. Assim, o espaço também serve de montra de talentos – desde criadores da velha guarda até jovens ilustradores e designers que ganharam fama no Instagram.

“[Durante o confinamento] não havia possibilidade de fazer cursos, então resolvemos criar a loja, para ter fonte de rendimento e apoiar artistas com quem trabalhamos”, conta Alexandra, de 30 anos, que se formou em técnicas de impressão em Belas Artes, enquanto Tomás, de 61 anos, é técnico de gravura há quatro décadas na Escola Artística e Profissional Árvore. O nome Mescla provém desse encontro de gerações, mas não só: ali cruzam-se diversos criativos, visões e modos de fazer. Trabalham com todas as técnicas de impressão: serigrafia, gravura, litografia, xilogravura, linogravura… E ainda ministram cursos intensivos e workshops temáticos – por exemplo, de impressão em tote bags.

Fotografia: Igor Martins/GI

A Oficina Mescla também aceita encomendas de particulares, galerias ou empresas. Alexandra e Tomás tanto personalizam uma t-shirt como desenvolvem convites de casamento, capas de livros, impressões em embalagens ou edições de autor. Tudo o que ocupa as paredes, praticamente, foi feito ali.

Fotografia: Igor Martins/GI


Aluguer de equipamento

A Oficina Mescla aluga o espaço e o equipamento (consumíveis como tintas, papel e matrizes de gravura e relevo não incluídos). Entre as máquinas, destaca-se um prelo de gravura antigo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend