As bicicletas de madeira da MUD têm uma casa no Porto

Malas MUD - Manufacture Under Design. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
A MUD - Manufacture Under Design, uma marca de design que cria bicicletas, candeeiros, malas e outras peças feitas à mão, acaba de abrir a primeira loja na Rua de Sousa Viterbo, num lugar que foi amor à primeira vista.

A meio caminho entre a Rua das Flores e a Ribeira encontra-se uma montra de onde espreita uma bicicleta de madeira. Foi a primeira peça da MUD – Manufacture Under Design e foi com ela que este projeto familiar arrancou. «O meu pai [João Baptista] trabalhou 20 anos na área da publicidade, até que se cansou e se despediu», começa por contar João Bonifácio, responsável pela marca e pela primeira loja própria da MUD, que acaba de abrir na Rua de Sousa Viterbo.

«Comprou uma tábua de madeira, fechou-se na garagem e fez o primeiro protótipo da bicicleta. Durante cinco anos, trabalhou todos os dias até chegar a um protótipo completamente funcional», recorda, acrescentando que o pai não tem qualquer formação na área, apenas gosto por trabalhar a madeira e pelas «duas rodas».

As bicicletas MUD são integralmente feitas à mão.

Entretanto, a mãe de João, também autodidata, juntou-se à equação e começou a desenhar outros artigos, como as malas de cores vibrantes, em madeira e pele, os bancos, as caixas de óculos, os candeeiros. Estes artigos podem ser familiares para os clientes da Mercado 48, já que o espaço na Rua da Conceição foi o primeiro a comercializar os artigos da MUD, pelo ano de 2015. Entretanto, foi criado o site com venda online e, por ter corrido tão bem, deu o impulso que faltava para a abertura da loja física, que esteve quase para ter outra morada.

«Já tínhamos o contrato quase fechado mas por vários motivos não assinamos». Já com o financiamento pedido, não restou outra alternativa senão encontrar rapidamente outro lugar. «Quando vimos este, ficámos apaixonados», diz João, sobre o espaço que se pensa ter pertencido a um mosteiro que ardeu no século XVIII.

A nova loja da marca fica na rua Sousa Viterbo.

A loja, forrada com paredes de pedra, cria o ambiente perfeito para expor as peças da MUD, concebidas quase exclusivamente de matérias naturais. As bicicletas são produzidas com contraplacado marítimo de bétula com folheado de carvalho, e os outros artigos são construídas a partir das sobras de madeira das bicicletas, às quais se junta pele, no caso das malas, das mochilas e dos bancos. Já as caixas de cera são construídas com madeira antiga, de um carvalho com cerca de 200 anos, o que reflete uma das preocupações da marca: a sustentabilidade. Não só dos materiais, mas também do negócio, que, apesar dos pedidos, ainda não chegou a lojas além-fronteiras. «É tudo feito à mão, pelo meu pai. Se aceitássemos, provavelmente não podíamos continuar assim». Ou seja, o melhor é mesmo ir à loja.

ÁGUA
Nas últimas duas «salas» da loja vê-se um carreiro de água que flui por um canal à volta do piso. Trata-se da água do Rio da Vila – que corre sob as ruas Mouzinho da Silveira e São João -, que ali é absorvida pelo granito da construção.

Leia também:

Há uma nova loja de mobiliário vintage no Porto
O chapéu ideal está nesta nova loja do Porto
Porto: abriu uma loja com marcas nórdicas em Cedofeita




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend