Algarve de água doce: passear pelos rios e ria Formosa a cavalo, de barco e a voar

Algarve de água doce: passear pelos rios e ria Formosa a cavalo, de barco e a voar
Nem só de mar se faz o verão no Algarve. Sobrevoar e galopar na versátil Ria Formosa, conhecer de barco o Baixo Guadiana, comer e beber junto ao Rio Gilão e dormir de olhos postos no Arade são alguns exemplos de bons programas de água doce.

1. FUN RIVER

Passeios de barco pelo Guadiana, junto a Espanha

Passeios de barco ladeados de duas verdes serras, a portuguesa de um lado e a espanhola de outro. Há mais de uma década que a FUN RIVER organiza passeios de barco sem pressas pelo Rio Guadiana, em embarcações que conseguem levar até 12 pessoas e que partem de Alcoutim. Os percursos são variados, tal como as durações (de trinta minutos a três horas, cada visitante opta pelo que lhe for mais conveniente), avistando-se ora oliveiras centenárias, hortas e pomares, ora as ruínas romanas da aldeia do Montinho das Laranjeiras, ora pelos cais de Mértola e Vila Real de Santo António, pelos quais vale a pena passear para trincar ou beber qualquer coisa.

Fun River
Rua do Município, junto ao cais (Alcoutim)
Tel.: 926682605
Web: fun-river.com
Preço: passeios de barco desde 8,50 euros.

Os passeios de barco da Fun River. (Fotografia: Ricardo Bernardo Photography)

 

2. TAVIRA EQUESTRIAN TOURISM

Cavalgar pelos encantos da Ria Formosa

Há três anos que Joana Campos, veterinária equestre, se dedica aos passeios a cavalo pela Ria Formosa. Da Quinta da Balieira, herdade familiar em Cabanas de Tavira que recebe o TAVIRA EQUESTRIAN TOURISM, segue-se a galope por cenários diversos, de pomares carregados à sossegada Ria Formosa, onde se cavalga dentro de água. Os passeios, sempre com ajuda de instrutor, são para todas as idades, e obrigatórios para quem adora animais e natureza, quer se trate de experientes ou iniciantes. Ao fim de cerca de uma hora, o difícil vai ser não ficar com saudades dos cavalos e póneis que aqui estão, como a égua Florença, a mais velha do grupo, ao ternurento pónei Ramito e ao traquina Louceiro.

Tavira Equestrian Tourism
Quinta Baleeira (Cabanas de Tavira)
GPS: 37,161 / -7,542
Tel.: 912350569
Web: taviraequestriantourism.com
Preço: passeios de cavalo desde 40€.

Os passeios da Tavira Equestrian Tourism junto à Ria Formosa. (Fotografia: Diana Quintela/GI)

 

3. SKY XPEDITION

Sobrevoar a ria, a 300 metros de altura

Pedro Cotovio já conhece a Ria Formosa e o sotavento algarvio como a palma da sua mão. É alfacinha mas há muito que rumou mais a sul, onde criou a SKY XPEDITION. “É aqui que me sinto bem”, diz. Há largos anos que se dedica a sobrevoar esta zona, no seu girocópetro, uma aeronave que pilota a uma média de 150 a 300 metros de altura. Recebe pessoas de todas as idades e nacionalidades no banco de trás e as reações que recebe são diversas, do espanto pela beleza do que se avista de cima à vontade de chorar de emoção. Para além da versátil ria, os passeios – que vão dos 10 minutos até uma hora – sobrevoam também o Guadiana, o centro de Tavira, areais e a vizinha Espanha. Num só dia, Cotovio já chegou a levantar voo 12 vezes e num ano, o recorde chega às 350 horas nas alturas.

Sky Xpedition
Pista da Praia Verde (Altura)
GPS: 37.1016, -7.3137
Tel.: 919445868
Web: skyxpedition.com
Preço: passeios de girocópetro desde 60 euros.

Algarve de água doce: passear pelos rios e ria Formosa a cavalo, de barco e a voar

Os voos da Sky Xpedition. (Fotografia: Ricardo Bernardo Photography)

 

4. JUPITER MARINA PORTIMÃO

Dormir de olhos postos no Arade

Da maioria dos cerca de 150 quartos do JUPITER MARINA PORTIMÃO, dorme-se de frente para o Rio Arade. As amplas varandas ajudam a contemplar o cenário, que também inclui as ruínas do Convento de São Francisco, a doca homónima, a serra de Silves e a vila de Ferragudo, na outra margem do rio. Aberto há dois anos, o quatro estrelas de Portimão, decorado em tons tranquilos como os beges, os castanhos e o verde-azeitona, é sinónimo de noites de descanso e de silêncio, sem estar longe do centro histórico. O peixe e marisco ganham destaque à mesa do Facho, restaurante térreo do hotel comandado pelo chef Amadeu Baldé, em pratos como o polvo confitado com pimentos assados; do tataki de atum com maionese de wasabi; e do gelado caseiro de figo local com um fofo pão-de-ló.

Jupiter Marina Portimão
Estrada da Rocha, 2 (Portimão)
Tel.: 282002200
Web: jupitermarinahotel.com
Preço: quartos duplos desde 72 euros, com pequeno-almoço.

Vista para a marina e o rio Arade, no Jupiter Marina Portimão. (Fotografia: André Vidigal/GI)

 

5. TERRAZE

Sabores locais num terraço ribeirinho

O seu terraço com esplanada é um dos locais de eleição para assistir ao por do sol em Tavira, com vista panorâmica para a zona histórica da cidade, a ponte medieval, o castelo, a Igreja de Santa Maria e a marina. Há dois anos e meio que o TERRAZE chegou, para dar nova vida ao Rio Gilão, na margem do qual está situado. O produto local e sazonal alimenta a carta do espaço gerido por Alexandre Figueiredo e Gisela Dagot, em pratos como a tiborna de atum rabilho, pescado ali perto e braseado sobre cebola caramelizada com maionese de wasabi e alface; o risoto negro com tempura de peixe ou um lingueirão da ria com coentros e lima. Os cocktails de autor ajudam a compor a oferta, como o fresco e veranil Milki Tiki, com rum, coco e pistáchio; e o Pulque, com rum, tequila e beterraba.

Terraze
Rua Borda d’Água da Asseca, 1 (Tavira)
Tel.: 281327481
Web: facebook.com/terraze.tavira
Das 17h às 23h. Não encerra.
Preço médio: 20 euros

Os cocktails com vista para o Gilão são um dos muitos motivos para ocupar uma das mesas do Terraze. (Diana Quintela/GI)

Os cocktails do Terraze. (Fotografia: Diana Quintela/GI)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend