Aldeia Natal sustentável e sem Pai Natal na Serra da Estrela já recebe visitantes

Aldeia Natal de Cabeça. (Fotografia: Ricardo Mendes/DR)
Não há Pai Natal na Aldeia Natal de Cabeça, mas há decorações feitas à mão pelos habitantes, iluminação LED e uma série de oficinas de cozinha e artesanato.

É um cenário mágico, aquele que os visitantes encontram quando chegam à Aldeia Natal de Cabeça, em Seia, de portas abertas desde 7 de dezembro.

Tal como tem acontecido nos outros anos, esta Aldeia Natal, que prende ser a mais sustentável e ecológica, e que dispensa o Pai Natal, é construída de raiz pelos habitantes da aldeia de Cabeça, com o apoio técnico da ADIRAM – Aldeias de Montanha. Desde setembro, que os cerca de 170 moradores desta aldeia de montanha estão empenhados em fazer decorações à mão, usando para isso aquilo que a natureza oferece, como giestas, videiras, pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e outros materiais reciclados que resultaram das limpezas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Até ao primeiro dia do próximo ano, quem passar por Cabeça, vai poder apreciar a iluminação LED por toda a aldeia, as decorações ecológicas feitas com material da floresta e de excedentes agrícolas, bem como provar os sabores regionais e participar nas oficinas de eco-enfeites de Natal, feltragem, cosmética natural, cestaria tradicional e cozinha do bosque, onde se aprende a valorizar os alimentos silvestres na alimentação. Paralelamente, os visitantes podem visitar uma mostra do Cobertor de Papa, um objeto identificativo da região, que faz parte do quotidiano dos pastores da Serra da Estrela, e cujo longo e complexo processo de fabrico ainda se mantém vivo no concelho da Guarda.

Para este sábado, dia 14, está agendada uma visita interpretada ao bosque de Azereiros (14h), um concerto de Natal (15h), e a atuação da Senatuna – Tuna da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Sena (16h). No domingo, há um encontro de fotografia de aldeias de montanha (14h) e dois concertos de Natal (15h45 e 16h30).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend