A mercearia de Vila do Conde onde tudo se arranja

No Cantinho do Vítor há venda de produtos a granel, garrafeira e mesas para degustação – pode ser só um café ou um copo de vinho. E o que não houver arranja-se.
Quando a fábrica de conservas onde trabalhava, em Vila do Conde, fechou, Vítor Costa foi gerir uma loja tradicional no Porto. Até que decidiu abrir um negócio próprio, perto de casa, para poder acompanhar mais os filhos pequenos. Queria que fosse uma mercearia à moda antiga, com produtos a granel, garrafeira e umas mesas para degustação; onde também se pudesse ir beber um café ou um copo de vinho. Assim nasceu, há menos de um ano, o Cantinho do Vítor.
«Temos de tudo. O que distingue a loja é as pessoas virem cá perguntar por algo que, se não tivermos, tentamos arranjar. Um cliente queria um queijo alentejano, andámos à procura e ele já o veio buscar», conta o dono da casa, bem recheada. Em frascos e taças estão frutos desidratados, farinha, açúcar, bombons e vários outros produtos vendidos a granel. Os fregueses, tratados pelo nome, compram as quantidades que desejarem, desde 20 gramas de pinhões até uma flor de anis. E podem fazer cabazes à medida.
Há ainda queijos e enchidos tradicionais, bacalhau, marmelada, pão, pastéis, gins ou vinhos, com preferência pelo que é nacional. E as paredes estão decoradas com fotografias antigas de Vila do Conde, mostrando rendilheiras, pescadores e mais, que este Cantinho quer-se com memória.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Vila do Conde: 11 novos espaços que abriram na cidade
Nesta rua de Vila do Conde há comércio, arquitetura e arte
Esta loja em Vila do Conde lembra uma casa de bonecas

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend