7 sugestões para um fim de semana de festa no Grande Porto

São João no Porto. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Já se faz a contagem decrescente para a noite sanjoanina, mas até domingo ainda há muito para ver e fazer. Conheça aqui as nossas sugestões.

(Fotografia: DR)

1 | Ir ao mercado «Feiro por elas»
Moda, gastronomia e música são os pilares da primeira edição do «Feito por Elas», um mercado organizado pelo coletivo Elas, composto por seis mulheres, e feito, também, para o público feminino. A feira acontece este sábado, no Selina Porto, e conta com mais de uma dezena de expositores de marcas de vestuário, swimwear e acessórios. Haverá ainda um workshop gratuito de imagem e maquilhagem.

Manuela Burr Tapia. (Fotografia: DR)

2 | Ver cinema no feminino no Maus Hábitos
Na sexta-feira, às 18h30, o Porto Femme – Festival Internacional de Cinema volta à tela do Maus Hábitos com a exibição de seis curtas-metragens. Os filmes foram premiados no FemCine – Festival de Cinema das Mulheres de Santiago, o primeiro festival de cinema no feminino do Chile. A sessão arranca com a curta «Por mí y por todas», de Manuela Burr Tapia.

Klein. (Fotografia: DR)

3 | Ouvir um concerto de jazz
A sala Porta-Jazz recebe na noite de sábado o pianista Guillermo Klein para um concerto duplo. O primeiro acontece às 19h00 e o segundo espetáculo está marcado para as 22h00. O argentino, líder da banda Los Guachos, é considerado um dos principais músicos e compositores da área do jazz na atualidade. A acompanhar o pianista estarão os participantes do workshop orientado por Guilhermo na sexta-feira, dia 21.

(Fotografia: DR)

4 | Regressar à Idade Média em Matosinhos
Arranca amanhã, dia 20, mais uma edição do Moalde Medieval, em São Mamede de Infesta. Por estes dias, o parque urbano é transformado num cenário da época medieval, com artesãos, mercadores, espetáculos de dança do ventre e música de época, demonstrações de cetraria, tecelagem e outras atividades. A iniciativa decorre até sábado, dia 22.

Clara Não. (Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens)

5 | Ir à apresentação do livro de Clara Não
Clara Não, ilustradora e escritora, apresenta o livro «Miga, esquece lá isso – como transformar problemas em risadas de amor-próprio», no sábado, dia 22, pelas 22h00. Aline Flores e Fábio Lopes (Conguito) estarão presentes para uma tertúlia animada sobre a vida ser demasiado importante para ser desperdiçada com tristezas. Segue-se a festa Shuggah Lickurs, onde Clara Não se junta a Carolina Grilo Santos para um dj set, também nos Maus Hábitos, a partir das 00h00.

Abelha – Mercado de Arte (Fotografia: DR)

6 | Comprar arte no Centro Comercial de Cedofeita
O Hive Art Studio organiza mais um Abelha Mercado de Arte, no Centro Comercial Bombarda, no sábado, dia 22 junho. Das 14h00 às 20h00 há ilustração, cerâmica, pintura, fotografia produzido pelos artista da Hive. A entrada é livre.

(Fotografia: GI)

7 | Assistir aos concertos da noite de São João

Não faltará música na cidade na noite de 23 de junho, com mais de dez palcos espalhados pelo Porto, mas o centro da festa é nos Aliados, onde se vai ouvir, a partir das 22h00, Marta Pereira da Costa com o seu quintento. Além do fado e da música nacional, a guitarra portuguesa da compositora irá abordar o jazz, as mornas cabo-verdianas ou o chorinho brasileiro num espetáculo com dois convidados: o coro Gospel Collective e o cantor portuense Bezegol Rude Bwoy. Depois do fogo de artifício da Ribeira do Porto, lançado à 00h00, sobe ao palco o projeto “João Gil por…”. O músico vai recordar êxitos que compôs ao longo da carreira e que fazem parte do imaginário musical de muitos portugueses, como “Timor”, “Postal dos Correios”, “Solta-se o Beijo” ou “Perdidamente”. Alguns dos temas ganharão nova vida na voz de cinco convidados de renome: Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend