6 planos no Grande Porto para aproveitar o fim de semana

Edição de 2017 da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde. (Fotografia: José Carlos Marques/Global Imagens)
Não faltam ideias para sair de casa no último fim de semana de julho, que se prevê ligeiramente chuvoso. A marginal de Vila Nova de Gaia acolhe, mais uma vez, o festival que celebra a cultura italiana, e Vila do Conde é destino obrigatório para os adeptos do artesanato, até 11 de julho. Tome nota destas e outras sugestões para o fim de semana no Grande Porto.

1 | Mergulhar na cultura italiana em Gaia

(Fotografias: Amin Chaar/Global Imagens)

O Festival Italiano arranca no sábado, dia 23 de julho, para a sua 3ª edição, com gastronomia, música, workshops, showcookings e exposições. Durante sete dias, os visitantes vão poder assistir à 1ª edição do Campeonato Português de Pasta, no dia 28, e à 6ª edição do Campeonato Português de Pizza, no dia 29, onde mestres pizzaiolos portugueses vão disputar os melhores lugares das categorias Pizza Napoletana S.T.G., Pizza Clássica, Pizza Arte, Pizza Dolce e Pizza Acrobática.
O grupo de músicos italianos residentes em Portugal Anonima Nuvolari, a banda Ginja a Milanesa e o grupo de música etno-folk Collettivo Orkestrada Circus vão animar o festival, a par das sessões de DJs italianos.
No sábado, dia 27, as crianças vão poder confecionar as suas próprias pizzas, num workshop exclusivo às mãos dos elementos da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, e posteriormente concorrer no Troféu Júnior. Paralelamente, podem ser vistas duas exposições permanentes – uma sobre vespas motorizadas e outra com fotografias que representam «Il fascino dell’Italia».

2 | Visitar uma das maiores feiras de artesanato do país

(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, considerada uma das maiores mostras de artes tradicionais portuguesas, acontece nos Jardins da Avenida Júlio Graça, de 27 de julho a 11 de agosto. A feira vai reunir cerca de 200 artesãos, assegurando a cobertura geográfica de todo o território nacional, e grande parte dos quais vão demonstrar o seu saber nas diversas expressões do artesanato.
Esta 47ª edição tem como principal destaque o Encontro Nacional de Ceramistas, que vai resultar numa exposição e numa demonstração, bem como em workshops sobre práticas e técnicas. A propósito deste encontro, João Carqueijeiro vai visitar a cidade e inaugurar uma exposição de cerâmica contemporânea, no Centro Municipal da Juventude, às 18h00, do dia 20 de julho.
Destaca-se ainda o Dia da Rendilheira, a 4 de agosto, celebrado com um encontro onde mais de 200 artesãs vão dedilhar os bilros, e as Jornadas Gastronómicas vão permitir uma viagem pelos sabores regionais do país.

3 | Ver os trabalhos de Escher até ao final de julho

(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Ainda há tempo para visitar a exposição de retrospectiva dedicada ao artista holandês M. C. Escher, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. São 135 obras – onde se incluem algumas das mais conhecidas, como «Mão com esfera refletora» (1935), «Olho» (1946) e «Laço de união» (1956) -, que percorrem todo o trabalho de Escher, e que podem ser vistas até 28 de julho, domingo. O artista tornou-se célebre pelos seus desenhos de espaços impossíveis e pela criação de ilusões de óptica através do uso da perspectiva. Entrada: 12 euros

4 | Provar as novidades do Bira dos Namorados

(Fotografia: DR)

A propósito do primeiro e do quinto aniversários dos restaurantes Bira dos Namorados, no Porto e em Braga, entraram novas sugestões na carta. Uma das mais surpreendentes é o hambúrguer de picanha maturada. A proteína usada é carne mertolenga DOP, que é acompanhada com alface chicória, tomate, compota de cebola com bacon, queijo pecorino trufado, maionese de alho e alho negro em pão de brioche com pó de cogumelos boletos, tostado com manteiga de alho.
Nas entradas as novidades são os croquetes de alheira com dois molhos, o carpaccio de novilho, o bolo do caco da Madeira com manteiga de alho, gratinado com queijo da Ilha, mel, e a manteiga de linguiça e patê de azeitonas pretas acompanhado de fatias de pão tostado.

5 | Assistir aos últimos concertos do Matosinhos em Jazz

(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

A Praça Guilhermina Suggia recebe, nos dias 26 e 27 de julho, os dois últimos concertos do festival de jazz de entrada livre. A 26 de julho, a Orquestra Jazz de Matosinhos convida a cantora holandesa Fay Claasen, e a tarde de 27 fica a cargo do contrabaixista, compositor e vocalista israelita Avishai Cohen, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Até ao final de julho, no Jardim Basílio Teles, junto à Câmara de Matosinhos, está patente a exposição na qual Braulio Amado, Kruella D’Enfer, Catarina Glam e Pedro MKK recriam capas de discos de jazz.

6 | Ver as peças em madeira da MUD

(Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

A primeira loja física da MUD – Manufacture Under Design, um projeto familiar, abriu o mês passado na rua Sousa Viterbo e por lá descobrem-se peças feitas à mão em madeira, ou madeira e pele. Destacam-se as coloridas malas em vários tamanhos, as mochilas, os bancos e a peça que começou tudo: a bicicleta, inteiramente feita à mão, e produzida com contraplacado marítimo de bétula com folheado de carvalho.

Leia também:

As bicicletas de madeira da MUD têm uma casa no Porto
Grande Porto: 4 pizzaiolos (e um forneiro) que tem de conhecer
Vila do Conde: 11 espaços que abriram na cidade




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend