A Evasões em banca

A capa da Evasões de 20 de outubro, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição especial sobre vinhos.

1- CAPA
Uma reportagem de Fernando Melo com fotografia de Jorge Simão que conta oito histórias de cumplicidade entre duas gerações – pais e filhos – fazedores de vinhos em várias regiões vinícolas do país. Como se fizeram estes vignerons portugueses e como a paixão e o saber do vinho passaram entre as gerações.

2 – BOAS COMPRAS
Uma lista das melhores garrafeiras de Lisboa e Porto, onde há aconselhamento para ajudar na compra do vinho, boa relação qualidade-preço e, em algumas delas, também petiscos para nos deixarmos ficar entre as garrafas. O crítico Fernando Melo sugere ainda 30 vinhos para bem acompanhar seis ocasiões especiais, desde festas de aniversário a jantares a dois e ou até para abrir todos os dias.

3 – COMER E BEBER
De norte a sul, uma seleção de restaurantes ligados a casas produtoras de vinho, onde as cartas exprimem uma homenagem aos produtos locais e sazonais e ainda ao receituário tradicional de cada região, com um toque contemporâneo. Quase todas, são lugares que merecem uma viagem e que convidam a deixar-se ficar em passeios mais alargados. E para os amigos da noite, sugerimos dois wine bars em Lisboa e no Porto.

4 – PASSEAR
Uma sugestão de passeio pelas adegas onde esse tesouro vínico de Sintra – o vinho de Colares – se mantém vivo, parecendo agora estar a iniciar um caminho de recuperação da glória passada, depois de um dos maiores jornais norte-americanos o ter exaltado numa reportagem. Batemos a todas as portas das quintas onde cresce esta vinha que gosta de solos de areia e conhecemos os seus viticultores.