Em casa com crianças: brincar às artes de palco

(Fotografia de Pedro Correia/Global Imagens)
Com uma imaginação e criatividade que desafiam muitas vezes as mentes adultas, as crianças gostam como ninguém de brincar ao faz de conta. Iniciá-las no mundo das artes cénicas é uma boa forma de canalizar essa fértil imaginação.

E m todas as partes do Mundo, e ao longo do tempo, a representação foi sempre utilizada, fosse de teor ritualístico, para pura diversão ou para passar conhecimentos, uma forma de transmitir cultura. O gosto e a necessidade de contar histórias está presente há milhares de anos na nossa história. E o teatro é uma forma de o fazer.

Sendo uma arte coletiva, muitas são as funções necessárias para que tudo corra bem. As crianças que não estão dispostas a representar podem fazer muitas outras coisas: ajudar a construir cenários e adereços, dar ideias para figurinos ou inventar histórias.

Depois, é só reservar um canto da sala de estar e transformá-la em sala de espetáculos. Um candeeiro de pé ou um abajur criam o ambiente, os cenários podem ser construídos com o que há por casa. Suba o pano.

ESCOLHER UMA FUNÇÃO
. Dramaturgo: escreve a peça, que pode ser uma adaptação de algum texto já existente.
. Encenador: dirige a montagem da peça, ou seja, indica como esta deve ser apresentada no palco, trabalhando com os atores.
. Ator: representa uma ou mais personagens da peça.
. Cenógrafo: cria os cenários.
. Aderecista: escolhe os objetos que decoram a cena.
. Figurinista: idealiza e cria os figurinos, a roupa das personagens.
. Maquilhador: faz a maquilhagem das personagens.
. Ponto: caído em desuso no teatro contemporâneo, o ponto era a pessoa que, escondida junto ao palco, estava lá para garantir que os atores não falhavam o texto. Se se esquecessem, este sussurrava-lhes. Ainda é utilizado nos ensaios.

ESCOLHER UMA HISTÓRIA
Escrever uma peça em família pode ser uma boa ideia para incluir toda a gente e promover a criatividade. A inspiração pode vir de acontecimentos do quotidiano ou até dos brinquedos dos mais pequenos – não faltam personagens em potência entre peluches e bonecos. Mas também há peças escritas especificamente para crianças, que se podem encontrar online. Adaptar para palco contos populares e fábulas clássicas é uma boa maneira de pôr as crianças em contacto com histórias intemporais.

ALGUNS RECURSOS WEB
oficinadeteatro.com: site brasileiro – no separador “peças para download” encontram-se secções de peças para o público infantil e infantojuvenil. Grátis.
bibliotecadigital.aejm.pt: tem secções com livros para descarregar de contos populares e de fábulas; planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca: dezenas de livros para a infância e juventude que integram o Plano Nacional de Leitura.

Mário Daniel. (Fotografia de Paulo Spranger/Global Imagens)

UMA IDEIA: aprender magia
Parente próximo do teatro é o ilusionismo, já que o mágico também representa. O mágico português Mário Daniel está a disponibilizar vídeos no seu instagram (#mariodanieloficial) onde, com objetos do quotidiano, como palitos, notas ou guardanapos, faz truques simples e ensina a fazê-los. Todos os dias, às 15h.




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