Publicidade Continue a leitura a seguir

Vila Verde e Braga convidam a mergulhos de verão e de inverno no rio Cávado

A praia fluvial de Adaúfe é uma das mais concorridas da região durante os meses quentes. (Fotografia: Gonçalo Delgado/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

# Clube Náutico de Prado

Deslizar de canoa no rio

Na vila de Prado, as condições naturais do rio fizeram-na um lugar de eleição para a prática de canoagem, a principal atividade a que se dedica o Clube Náutico de Prado, fundado em 1982. Ali, treinam atletas de alta competição que somam conquistas em campeonatos nacionais e internacionais, mas a modalidade também está ao alcance de quem queira simplesmente desfrutar do rio. Por marcação, há aulas de canoagem e stand up paddle a título recreativo, com a bonita ponte filipina no plano de fundo, ainda mais bela quando envolta na neblina matinal do inverno. Data do século XVII, mas acredita-se que ali já tenha existido uma ponte romana.

 

# “Mergulho no Cávado”

O primeiro banho do ano

À falta de mar, é no Cávado que a população de Prado e arredores cumpre a tradição do primeiro banho do ano. A iniciativa acontece habitualmente no primeiro domingo de janeiro, pela manhã, e junta centenas de banhistas na praia fluvial do Faial. Além de ser uma forma de dar as boas-vindas ao novo ano com um mergulho revigorante, pretende também atrair visitantes à praia, muito concorrida durante o verão, nos meses mais frios e sensibilizar para a preservação do rio. Devido à pandemia e de modo a evitar ajuntamentos, a edição de 2020 não se realizou, e a próxima ainda não é certa. Mas mesmo não acontecendo o encontro, fica lançado o desafio a quem quiser receber 2022 com um banho no Cávado.

 

# Elvira

Cozinha portuguesa com vista

Há 11 anos, o Elvira – já com 16 de porta aberta -, mudou-se para um cantinho junto ao rio, na freguesia de Palmeira, fora da agitação da cidade de Braga. O ambiente tranquilo onde se foi instalar entra pelas grandes janelas, que emolduram o rio Cávado, curvado entre margens viçosas.

Nas quatro salas de jantar com vista elevada para a paisagem, e no jardim, serve-se comida tradicional portuguesa, com receitas da família, confecionadas pelas irmãs, Elvira, Glória e Otília. Arroz de robalo com gambas, arroz de grelos com filetes de polvo, bacalhau à D. Elvira, e carnes grelhadas, com o lombo de boi, são alguns dos pratos que atraem comensais àquela casa de ar moderno. No verão, uma caminhada até à praia de Adaúfe, ali bem perto, ajuda a desmoer o repasto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.