Temos que voltar: Câmara de Lobos, a cidade piscatória onde nasceu a poncha

Temos que voltar: Câmara de Lobos, a cidade piscatória onde nasceu a poncha
Câmara de Lobos. (Fotografias: Gerardo Santos/GI)
Câmara de Lobos, a cidade piscatória na costa sul da Ilha da Madeira, é terra de xavelhas atracadas na baía, de bananeiras a perder de vista e de bares que servem poncha, ou não tivesse o néctar madeirense nascido aqui. Winston Churchill apaixonou-se por esta zona, quando a visitou na década de 1950.

As xavelhas, pequenas e coloridas embarcações usadas na pesca, atracadas ao longo da baía de Câmara de Lobos, são uma das imagens-chave desta que é uma cidade – antiga vila – piscatória, situada na costa sul da Ilha da Madeira. Para além do peixe-espada preto, da garoupa, do bodião e da cavala que se servem habitualmente à mesa, a ligação ao mar também se faz com arte urbana, podendo-se apreciar um recente mural da autoria de Bordalo II, onde nasceu um gigante lobo-marinho.

Mas há mais para ver e conhecer em Câmara de Lobos, uma das principais zonas de cultivo da famosa banana da Madeira, com campos de bananeiras a perder de vista pelas encostas, e também esta a terra onde nasceu a poncha, pelas mãos de pescadores. Em qualquer bar junto ao cais se serve esta bebida, mas acredita-se que o Bar Agrela tenha sido um dos primeiros a vender este néctar madeirense, feito à base de aguardente de cana-de-açúcar.

A baía de Câmara de Lobos. (Fotografias: Gerardo Santos/GI)

O lobo-marinho protagoniza o mural criado por Bordalo II.

Entre os mais recentes reforços do centro de Câmara de Lobos está o novo Pestana Churchill Bay, a nova Pousada do Grupo Pestana, e o primeiro hotel desta cidade madeirense, com terraço panorâmico para a baía. A mesma pintada numa tela, na década de 1950, por Winston Churchill, apaixonado por esta zona. Uma estátua situada no centro recria, de resto, este momento durante a visita do antigo primeiro-ministro britânico a Câmara de Lobos. Leia mais sobre a reportagem da Evasões em Câmara de Lobos neste link.

O terraço panorâmico do Pestana Churchill Bay.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend