Resoluções 2020: conhecer a Galiza

Ourense, Praza do Ferro (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Quando se viaja para a Galiza não é difícil perceber que os galegos têm maiores conhecimentos sobre Portugal do que os portugueses sobre eles. Esta região autónoma merece ser descoberta, pelo seu património, história e, claro, gastronomia. E é já mesmo aqui em cima.
Vigo

Das cidades sugeridas é a mais próxima de Portugal e é maior da região, mesmo não sendo a capital. Há umas décadas, era destino para as gentes do norte que queriam ir às compras no El Corte Inglés ou visitar as Ilhas Cíes. Hoje, as atrações são muitas mais. No seu centro histórico – ou o casco vello – cuja reabilitação começou há alguns anos e continua, é possível encontrar restaurantes, bares, e descer até ao mar. Também vale a pena conhecer Bouzas, uma antiga aldeia de pescadores que no início do século XX foi integrada na cidade. Perto, encontra-se o Museu do Mar da Galiza. No centro da cidade, está o MARCO – Museu de Arte Contemporânea e também no centro encontra-se O Monte Castro, um parque onde se pode visitar o sítio castrejo musealizado que remonta ao século III a.C.

Vigo, Museu do Mar da Galiza (DR)

Santiago de Compostela

Muito conhecida como destino de peregrinos, Compostela é igualmente muito apreciado por boémios. O seu centro histórico fervilha com vida. São numerosos os bares e os restaurantes que ao fim da tarde abrem as suas portas para servir as famosas tapas e os albariños. Nas estações mais quentes, as ruas enchem-se de músicos e outros artistas.

Santiago de Compostela, Catedral. (Fotografia de Igor Martins/GI)

Ourense

É conhecida como a capital termal da Galiza. Os seus mananciais de água quente são utilizados há milhares de anos. Um das mais conhecidas está no centro da cidade. Chama-se As Burgas e é um complexo termal que inclui centro interpretativo. Do centro da cidade pode apanhar-se um comboio urbano que liga a cidade às restantes termas nas margens do rio Minho.

Ourense, Termas de Outariz. (Fotografia de Maria João Gala/GI)

Corunha

Cidade junto ao mar, a norte, tem o farol mais antigo do mundo ainda em funcionamento. É a famosa Torre de Hércules, construída no século I d.C pelos romanos que ocuparam esta terra de tribos celtas. Perto do farol encontra-se o Aquarium Finisterra, que é um centro interactivo de divulgação científica sobre o mar. De resto, não faltam na cidade museus de pendor científico, como a Casa do Homem ou a Casa das Ciências, no Parque Santa Margarida. A arte está bem representada no Museu de Belas Artes que tem obras desde o século XVI ao XIX. Sugere-se um passeio tranquilo centro histórico, com os seus tradicionais cafés e pela Avenida da Mariña, famosa pelas fachadas dos seus prédios, feitas de madeira e vidro. As suas praias são muito procuradas no verão.

Corunha, Praça de María Pita. (Fotografia de Jorge Amaral/Global Imagens)

Rota das Rias Baixas: os albariños galegos
Os vinhos refrescantes das Rias Baixas são pretexto suficiente para partir à descoberta desta região vinhateira de denominação de origem protegida. Num passeio em que também se encontra boa comida, história, cultura e simpatia galega, sempre de mão dada com o rio Minho e com Portugal no horizonte. Informações sobre esta rota podem ser consultadas em http://rutasdovino.xunta.gal.

 

Leia também:

Galiza: Onde comer e ir em Santiago de Compostela
Galiza: Um parque natural com uma duna de 20 metros
Estas ilhas de sonho ficam a duas horas de carro do Porto

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend