Quatro roteiros para uma escapadela no Norte

Uma roadtrip pelo Douro é uma das propostas para aproveitar a ponte de 5 de outubro. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Eis quatro passeios no Norte do país para aproveitar o feriado de 5 de outubro.

MELGAÇO

Fim de semana radical no Alto Minho

Os amantes de atividades radicais e de aventuras na natureza encontram na vila mais a norte de Portugal o destino ideal para uma escapadela cheia de adrenalina, com boa comida e alvarinho a acompanhar.

Rafting no rio Minho (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

A abundância de água e os furiosos rápidos que se formam junto às pesqueiras permitem a prática de rafting no rio Minho durante todo o ano e fazem de Melgaço uma das capitais ibéricas desse desporto radical. A Melgaço Radical é uma das empresas especializadas na atividade, e tem até uma versão mais focada no contacto com a natureza, o eco rafting. É um percurso com cerca de 20 quilómetros, ao longo do qual os guias fornecem informações sobre a fauna e a flora, e a importância da preservação dos habitats. Outra empresa no concelho que também se dedica ao rafting é a Melgaço Whitewater, e ambas organizam descidas noturnas, normalmente em noites de lua cheia. Naquelas águas também é possível fazer outras atividades, como a canoagem e o hidrospeed. Mas quem preferir ficar com os pés em terra, pode admirar a beleza do rio num passeio pelos passadiços de madeira que acompanham os seus contornos na margem lusa.

Sobre aquele curso de água que separa Portugal da Galiza, os mais aventureiros têm ainda a oportunidade de testar a coragem com um salto pendular, realizado a 30 metros de altura na ponte internacional que liga Peso a Arbo.

Subindo ao planalto de Castro Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, além dos vários percursos pedestres para conhecer a serra, há muitas outras formas de mergulhar na natureza. A caminho, encontra-se no Parque de Campismo de Lamas de Mouro um circuito de arvorismo com oito pontes que obrigam a saltar de árvore em árvore, caminhando sobre cordas e troncos de madeira baloiçantes.

Já o percurso atribulado do rio Laboreiro, com quedas de água, margens escarpadas e lagoas entre penhascos, fazem dele um excelente lugar para a prática de canyoning. A Montes de Laboreiro reconheceu desde logo o potencial da atividade que consiste em avançar pelo rio, ultrapassando esses obstáculos naturais com saltos para a água ou descidas em rappel. É uma das experiências mais procuradas por quem visita a região, mas só é praticada entre 15 de maio e 15 de outubro, devido ao frio e à subida do caudal do rio no inverno. AC

Dormir numa casa de bonecas

Uma das mais recentes novidades do Soalheiro foi a recuperação de uma antiga casa de campo junto à adega, transformada em alojamento rural de charme, pitoresco e acolhedor, que parece saído de um conto de fadas. A CASA DAS INFUSÕES tem três quartos e é uma homenagem às ervas espontâneas que crescem no território: a alfazema, a hortelã e a perpétua-roxa dão nome a cada um deles. Durante a estadia fica o convite para uma prova de infusões na antiga eira, com vista para o vale, e uma visita às estufas e à adega.

Casa das Infusões (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Comida de conforto e alvarinho

Na TASQUINHA DA PORTELA, um restaurante familiar em Paderne, as carnes grelhadas partilham o protagonismo com novidades como os risotos de polvo e de bacalhau, a francesinha e ainda especialidades que foram dando fama à casa ao longo dos últimos 15 anos. É o caso do bacalhau à Tasquinha, gratinado com presunto e queijo, e de pratos mais regionais, como a lampreia e o cabrito. Uma seleção cuidada dos vinhos do concelho acompanha o que vai no prato. Destaque ainda para as sobremesas, em especial as telhas de canela com arroz-doce.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

DOURO

Roadtrip vínico na mais antiga região demarcada

Este é um roteiro para quem quer fazer-se à estrada e descobrir os encantos do vale vinhateiro. Na estação em que as vinhas ganham rubor, a paisagem fica ainda mais acolhedora: um convite a passear, comer e beber à beira-rio.

O outono é uma altura mágica no Alto Douro. A vinha pinta-se de vermelho e laranja, dando a quem chega uma sensação de aconchego que suaviza a frescura típica da estação. E para melhor apreciar esta paisagem, classificada como Património Mundial, a mítica EN22 é o caminho a seguir. Quem não quiser fazer o percurso todo desde Vila Nova de Gaia através da Estrada Nacional, pode tomar boleia da pitoresca 222 a partir da Régua. Antes de descer à cidade, porém, recomenda-se um pequeno desvio até ao MIRADOURO DE SÃO LEONARDO DE GALAFURA, para observar o vale do alto.

Miradouro de São Leonardo de Galafura (Fotografia: Artur Machado/GI)

No antigo armazém ferroviário da Régua, ao lado da estação de comboios, o ANETO & TABLE é uma boa escolha para a primeira paragem gastronómica do passeio. Neste restaurante vínico, cada prato é pensado para harmonizar com um dos vinhos da marca Aneto – produzidos ali bem perto na Quinta do Extremadouro -, utilizando produtos regionais como o fumeiro e os queijos.

De energias e ânimos repostos, o regresso à estrada faz-se por um dos mais belos troços da EN222, que liga a Régua ao Pinhão, sempre ladeiro ao rio. À chegada da vila, o coração da região demarcada, ergue-se à direita, numa alta colina, a QUINTA DAS CARVALHAS, uma das maiores propriedades da Real Companhia Velha. Ali, a Vintage Tour, guiada por Álvaro Martinho, responsável pela viticultura e um apaixonado pelo Douro, leva os visitantes a conhecer os aromas, as texturas e os sabores da terra. A visita termina com uma prova de vinhos no terraço da quinta, junto ao rio, e com o Pinhão em plano de fundo.

A nacional 222 segue em direção ao Douro Superior, entre vinhas de altitude, planaltos e cenários agrestes. O destino seguinte é Vila Nova de Foz Côa e uma vez aí não é preciso outro pretexto para visitar a QUINTA DO VALE MEÃO. É uma propriedade carregada de história, a última a ser adquirida pela famosa Ferreirinha. Foi naqueles 300 hectares abraçados pelo rio que nasceu um dos vinhos mais emblemáticos da história do Douro, o Barca Velha, e o talhão de onde provinha parte das uvas usadas no blend é uma das primeiras paragens da visita guiada a esta quinta icónica. AC

Quinta de Vale Meão (Fotografia: Artur Machado/GI)

Dormir num balão de vinho

Recentemente aberta ao enoturismo, a QUINTA DE VENTOZELO proporciona a oportunidade de dormir num antigo balão de armazenamento do vinho reconvertido numa suíte de charme, com um pequeno deck voltado para as vinhas e até um chuveiro a céu aberto. Para descobrir há ainda um centro de interpretação, vários percursos pedestres, um jardim de aromáticas e o restaurante Cantina de Ventozelo, liderado pelo chef Miguel Castro e Silva, e que valeu ao alojamento um lugar entre os três melhores hotéis gastronómicos do Mundo, nos National Geographic Traveller Hotel Awards 2021.

A arte rupestre do Côa

Seja numa visita livre ao MUSEU DO CÔA ou com o complemento de uma excursão guiada in situ aos núcleos de arte rupestre da região, numa passagem por Foz Côa vale a pena conhecer aquele que é o maior conjunto mundial de arte paleolítica ao ar livre: são mais de 80 sítios com arte rupestre e 1200 rochas gravadas ao longo de 20 quilómetros. No museu encontram-se réplicas de algumas das gravuras encontradas no Vale do Côa e noutros sítios da Europa.

Museu do Côa (Fotografia: Artur Machado/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

MONTALEGRE

Natureza em festa e património secular

A aldeia de Pitões das Júnias, a mais de mil metros de altitude, tem muitas cartas na manga, além dos sabores ancestrais: trilhos, lagoas, um carvalhal centenário e um mosteiro isolado num vale de águas correntes.

Aldeia de Pitões das Júnias (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)

O destino é Pitões das Júnias, mas o encantamento começa logo na estrada que liga Montalegre àquela aldeia, com os seus prados polvilhados de flores e vacas pachorrentas. É de vista regalada que se entra na povoação, erguida a mais de mil metros de altitude, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. E a natureza reserva mais surpresas para os visitantes.

Albertina Fernandes, do restaurante e alojamento Casa do Preto (ler abaixo), é generosa na partilha de sugestões de lazer, ao ponto de desenhar um mapa para os recém-chegados. Sem ele, dificilmente daríamos com as CALDEIRAS DE PEREIRA, umas lagoas algo escondidas, frequentadas pelos habitantes. Outra dica é subir até à Capela de São João da Fraga e apreciar a vista sobre a serra.

Caldeira de Pereira (Fotografia: Rui Oliveira/GI)

Não faltam trilhos, nem incentivos para os fazer. Uma queda de água com cerca de 30 metros e um carvalhal centenário, com uma árvore associada a várias lendas (como a de ser habitada por um duende) são boas razões para ir até à CASCATA DE PITÕES DAS JÚNIAS, seguindo um percurso que inclui passadiços renovados. Chegando a esse destino, basta fazer um pequeno desvio para encontrar, nas imediações, o carvalhal, localmente apelidado de Boredo.

Aquele mesmo trilho, que começa junto ao cemitério, também conduz ao MOSTEIRO DE SANTA MARIA DAS JÚNIAS, fundado no século XII e classificado como Monumento Nacional. Há uma certa poesia nas suas ruínas enquadradas num vale verdejante, com água a correr. Mais um motivo para parar a contemplar o património – natural e edificado – que guarda Pitões das Júnias.

Cama lavada e fumeiro na mesa

A aldeia mantém vivos os sabores e as tradições do mundo rural. Basta atentar na ementa do restaurante DOM PEDRO PITÕES, assente em fumeiro próprio e demais produtos locais, traduzidos em especialidades como o cozido, a feijoada à transmontana ou o cabrito. Longe vai o tempo em que, ali chegados, os forasteiros não encontravam onde comer ou dormir.

(Fotografia: DR)

Foi para colmatar tal lacuna que António Fernandes, de alcunha Preto, entretanto falecido, criou a CASA DO PRETO, um restaurante de comida regional muito baseado, também, no fumeiro de família. O negócio, a que se somam 15 quartos, está agora nas mãos das filhas, Maria e Albertina Fernandes, que continuam a servir pratos como alheira e presunto ou posta de vitela.

VER ESTRELAS

Pitões das Júnias constitui um bom ponto de observação de estrelas, mesmo à vista desarmada. Um prazer que se perde com a poluição luminosa das cidades.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

BRAGA E GUIMARÃES

Passear à boleia da modernidade

As duas cidades minhotas têm-se reinventado ao longo dos anos, abrindo lugar à arte contemporânea, à nova cozinha e à arquitetura moderna, de mão dada com o legado histórico que carregam.

Cidades de muralhas, castelos, igrejas centenárias e ruas medievais, também são sinónimo de modernidade, frescura, arte e renovação. Exemplo disso mesmo é o GNRATION, um espaço que nasceu da reconversão do antigo quartel da GNR de Braga num lugar dedicado à relação entre a arte e a tecnologia, em particular as artes digitais e a música contemporânea. O edifício, rejuvenescido à boleia da Capital Europeia da Juventude, em 2012, tornou-se um importante pólo cultural na cidade, acolhendo ciclos de cinema, concertos, exposições, residências artísticas e até várias startups.

GNRation (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)

A arte contemporânea é também o pilar da ZET GALLERY, que a cada dois meses apresenta uma nova exposição. A mais recente abre este sábado, 2 de outubro, com as obras de sete artistas nacionais e internacionais que “foram desafiados a refletir sobre os tempos e espaços líquidos da pós-modernidade”.

Em Guimarães, foi a Capital Europeia da Cultura a dar o pretexto para a transformação do antigo mercado municipal na Plataforma das Artes e da Criatividade, uma incubadora de empreendedorismo nas áreas artísticas e culturais, que acolhe o CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES (CIAJG). O espaço tem em exposição permanente as coleções de arte tribal africana do artista José de Guimarães, e também mostra obras de artistas contemporâneos. Este sábado é inaugurado o novo ciclo de exposições “Ficcionar o Museu”, e o centro pode ser visitado excepcionalmente até às 21h. Do outro lado da cidade, no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura, o ambiente industrial de uma antiga fábrica têxtil serve de cenário a várias obras de arte, e ao restaurante e café vegetariano CANTINA, que permite almoçar com vista para uma das galerias do centro cultural.

CIAJG (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

Em matéria de gastronomia, a cidade berço também está na vanguarda, não fosse morada do único restaurante com estrela Michelin da região, A COZINHA, do chef António Loureiro, ou detentora de uma das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia de Portugal, o mil-folhas vegano de batata, cantarelos e bolota do restaurante COR DE TANGERINA. É o mais antigo restaurante vegetariano da cidade, vizinho do Paço dos Duques de Bragança há 15 anos e prova de que há sempre espaço e tempo para inovar. AC

A Cozinha (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

Arte e simplicidade no centro histórico

À recuperação de uma casa senhorial oitocentista juntou-se um novo edifício, de traços mais contemporâneos, inspirado na simplicidade escandinava, com linhas retas e muito uso da madeira, para dar vida ao SANTA LUZIA ART HOTEL. O quatro estrelas, instalado à porta do centro histórico de Guimarães, tem ainda uma piscina no terraço, bar, restaurante e spa.

Santa Luzia Art Hotel (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

LOUSADA

Passear à boleia do Românico

Exemplares da Rota do Românico e o seu centro de interpretação, um museu dedicado à história do cinema, uma quinta familiar e um restaurante regional são alguns dos encantos desta vila a menos de uma hora do Porto.

São 58 monumentos – entre igrejas, pontes, monteiros e memoriais -, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, aqueles que se conhecem seguindo pela Rota do Românico. O Centro de Interpretação do Românico, no centro de Lousada, pode ser o ponto de partida para quem quer explorar estas edificações que remontam à Idade Média, fazendo um enquadramento da arquitetura românica recorrendo a ecrãs táteis, imagens antigas e uma exposição. Só no concelho, encontram-se seis exemplares, como a castiça Ponte de Espindo, a Igreja de Santa Maria de Meinedo e a Torre de Vilar, no parque verde homónimo, onde, aos fins de semana, se sobem as escadas no seu interior para alcançar uma panorâmica sobre Lousada, a 14 metros de altura.

A pouco mais de um quilómetro, a ocupar o interior de uma casa oitocentista, encontra-se a CASA MUSEU DE VILAR – A Imagem em Movimento, onde o premiado realizador e produtor Abi Feijó guia, com vagar, os visitantes pelo mundo do cinema de animação, desde o pré-cinema até à atualidade. Tanto se vê a “magia”produzida por “brinquedos óticos”, como o fenaquistoscópio, um dispositivo inventado pelo belga Joseph Plateau que cria a ilusão de movimento, como se aprende o que são os princípios de staging, e conhece-se melhor a obra de Abi e de Regina Pessoa, assim como uma coleção de desenhos originais de filmes de animação estrangeiros, da coleção de Abi Feijó, Regina Pessoa, Normand Roger e Marcy Page. ALS

Casa Museu de Vilar (Fotografia: Artur Machado/GI)

GIGANTES VERDES
É um dos vários projetos da autarquia relacionados com o ambiente, e tem como objetivo mapear as árvores com elevado valor ecológico dentro do município. Mais de 3 mil exemplares já foram caracterizados.

Ficar numa quinta produtora de vinho

Nesta bonita QUINTA DE LOUROSA com 30 hectares, a enóloga Joana Castro e os pais vivem e produzem vinhos Alvarinho, Verde, tinto e rosé, bem como alguns espumantes, com o amor que foi passado de geração em geração. E dá-se dormida, numa casa de pedra, a quem procura um lugar sossegado para pernoitar. Os hóspedes podem optar por ficar num dos seis quartos duplos, ou no apartamento, que acomoda quatro pessoas. Durante o dia, além de mergulhos na piscina e partidas de ténis, os hóspedes podem ouvir Joana a falar sobre a vinha e os vinhos da quinta em passeios guiados ou visitar a adega e fazer uma prova comentada.

Quinta de Lourosa (Fotografia: Artur Machado/GI)

Comer em casa clássica e regional

Cozido à portuguesa, lombo assado e rojões atraem comensais ao ESTRADA REAL, de Cláudio Carvalho e a mãe, Rosa Babo. Neste restaurante com mais de 30 anos privilegia-se o receituário regional, onde estão incluídas também especialidades como o Bacalhau à Real, coroado por cebolada e maionese, o cabrito assado, e os filetes de polvo com arroz de tomate. Para terminar, sugere-se os beijinhos d’amor – uma espécie de pequenas cavacas – ou o pão-de-ló, muito fofo, cozido num forno a lenha, em forma de barro.

Estrada Real (Fotografia: Artur Machado/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend