Penela: um passeio com banhos de cascata e memórias à mesa

Chef João d'Eça Lima, do restaurante Xisto. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
Em Penela, a praia fluvial da Louçainha já era, por si só, um forte atrativo da serra do Espinhal. Agora, o seu restaurante panorâmico está entregue a um chef que investe em receitas antigas e produtos regionais. Há lista de espera, mesmo em tempo de pandemia.

1. PRAIA FLUVIAL DA LOUÇAINHA

Praia acessível e com bandeira azul

Um dos destinos mais populares da serra do Espinhal, no concelho de Penela, é a praia fluvial da Louçainha, que, além de ser acessível a todos, tem bandeira azul, vigilância, balneários e casas de banho, zona relvada com guarda-sóis e estacionamento (inclusive, para bicicletas). É um lugar tranquilo e cuidado, com parque de merendas munido de churrasqueiras e um restaurante panorâmico surpreendente: o Xisto.

O restaurante Xisto, na Praia Fluvial da Louçainha.
(Fotografia: Maria João Gala/GI)

 

2. XISTO

Produtos regionais e receitas de outrora

O Xisto abriu há pouco mais de um ano, pela mão do chef João d’Eça Lima, que se propôs dinamizar um restaurante isolado, que só funcionava no verão. Certo é que os meses de inverno revelaram-se os mais fortes e continua a haver lista de espera, embora já não tão longa como antes da pandemia. A reserva é obrigatória nesta casa de comida regional debruçada sobre a água, no interior da zona Centro, a uma hora ou menos “de tudo” – do peixe da Figueira da Foz ao fumeiro das Beiras. Ao chef e ex-professor de História interessa sobretudo “restaurar memórias” usando ingredientes frescos, regionais e de produção artesanal. A ementa inclui sempre bacalhau e caça, mas muda a cada três meses (assim como os vinhos). Apresse-se, pois, quem quiser saborear a açorda de bacalhau com berbigão e mexilhão característica da zona das gândaras ou o arroz de salpicão e javali mais tradicional da Sertã.

Praia da Louçainha, Espinhal, Penela
Tel.: 239012296.
Web: facebook.com/restaurantexisto.
Das 12h30 às 16h (sábado, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 22h). Encerra segunda e terça.
Preço médio: 25 euros

Chef João d’Eça Lima, do restaurante Xisto.
(Fotografia: Maria João Gala/GI)

 

3. CASCATA DA PEDRA da FERIDA

Pedra da Ferida: o esforço compensa

A cascata da Pedra da Ferida, com 32 metros de altura, dá nome a um percurso pedestre de elevada dificuldade, mas enorme beleza. Da Louçainha àquela queda de água são cerca de três quilómetros de trilho, a acompanhar a ribeira da Azenha. Convém levar calçado confortável e água para hidratar, face às descidas e subidas desafiantes, não aconselhadas a crianças pequenas ou pessoas com fraca condição física, ainda que haja alguns pontos de apoio, como passadiços de madeira e cabos nas rochas. A grande recompensa é a cascata imponente que pede banhos de lagoa, mas a paisagem inclui ainda túneis de árvores, amoras silvestres e azenhas em ruínas.

Cascata da Pedra da Ferida. (Fotografia: Maria João Gala/GI)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend