Num concelho dotado de quinze quilómetros de costa, há várias formas de (re)descobrir Lagos sem perder de vista os seus areais, que todos os anos tornam esta cidade numa paragem obrigatória quando o destino é o barlavento algarvio. A poucos metros da Praia de São Roque e da Meia Praia – esta última a mais extensa de Lagos -, a TASCA DO KIKO é sinónimo de casa bem composta há uma década. Nos últimos tempos, o restaurante foi renovado, mas mantém-se a aposta no universo dos petiscos, dando-se prioridade ao produto algarvio e ao pescado fresco do dia, seja no mar, seja nas rias, a de Alvor e a Formosa.
Saladinha de polvo, tataki de atum, ceviche de peixe branco, caril verde de camarão, ostras ao natural, amêijoas à Bulhão Pato e filetes de robalo com arroz de açafrão são exemplos do que se serve à mesa, com inspiração em cozinhas do mundo. Mas também há espaço para as carnes – pica-pau do lombo, tártaro de novilho ou bochechas de porco com puré de batata. À frente do leme está João Machado, natural de São João da Pesqueira, e que trocou os socalcos do Douro pelas falésias de Lagos há mais de 20 anos. Importa referir a garrafeira visível com mais de 200 referências de pequenos produtores nacionais. Para provar ali ou levar para casa.
De areal em areal, o percurso segue até à Praia da Luz. Em 2025, o ESTRELA DA LUZ está de parabéns e, apesar dos seus vinte anos de funcionamento, tem vindo a reabilitar-se, renovando os edifícios que albergam mais de 140 apartamentos, do T0 ao T4. Este hotel quatro estrelas familiar tem na proximidade do mar uma das vantagens e inspira-se, como mostram as imagens de cardumes, falésias e areais emolduradas nos quartos.
Ainda assim, nem só de praia se fazem aqui os dias – havendo campo de ténis e de futebol, ginásio, spa, restaurante e três piscinas exteriores – para adultos, famílias e crianças, respetivamente. Ao longo do ano, o Estrela da Luz organiza atividades para miúdos e graúdos, como passeios a cavalo e em caiaque ou sessões desportivas de paddle e de surf.
Se a ideia é caminhar, o destino certo é a Ponta da Piedade, um dos ex-líbris locais, composto por um conjunto de falésias. Os PASSADIÇOS DA PONTA DA PIEDADE permitem passeios a pé ou em bicicleta com vista panorâmica sobre a Praia do Pinhão, Praia do Canavial, Praia D. Ana e junto ao Farol da Ponta da Piedade. Ao longe, consegue avistar-se a vizinhança – leia-se Portimão, Carvoeiro, Alvor e a Serra de Monchique.
Longitude : -8.2245
Longitude : -8.2245
Longitude : -8.2245