Passear entre palácios e petiscos na vila de Sintra

Passear entre palácios e petiscos na vila de Sintra
Villa 6. (Foto: Nuno Pinto Fernandes/GI)
Na vila romântica da Grande Lisboa, qualquer escapadela é digna de realeza. Seja pelos passeios em palácios históricos, ou entre muralhas na serra que é Património Mundial da UNESCO, sem esquecer o parque que é rei e senhor no centro histórico de Sintra.

Dormir à rei, num palácio neoclássico

Há 65 anos que o cinco estrelas situado na serra sintrense veio dar nova vida ao histórico Palácio de Seteais, imponente com a sua arquitetura neoclássica do século XVIII. Aqui, dorme-se em 30 quartos com vistas para os vales da serra, para o jardim labiríntico e podado nas traseiras e para a piscina exterior, que fica fluorescente de noite. A dois ou em família, passeia-se também pelos amplos jardins do Tivolo Palácio de Seteais, à sombra de palmeiras, limoeiros, figueiras e uma horta onde se semeia poejo, manjericão ou pimentos Padrón. À chegada ao quarto, as boas-vindas são dadas com um travesseiro e uma queijada, dois ícones da pastelaria sintrense. Tivoli Palácio de Seteais. Rua Barbosa du Bocage, 8, Sintra. Tel.: 219233200. Web: tivolihotels.com. Preço: Quartos duplos desde 230 euros, com pequeno-almoço.

Tivoli Palácio de Seteais. (Foto: DR)

 


O parque que junta 60 espécies de árvores

A zona de merendas, bar, ringue de patinagem, court de ténis, as fontes e o lago são motivos suficientes para caminhar no Parque da Liberdade, principal pulmão verde que traz ar puro e Natureza ao centro histórico da vila há já nove décadas. Mas o ex-líbris continua a ser a sua diversa flora, com mais de 60 espécies de árvores de todo o Mundo. Entre as mais comuns estão nespereiras japonesas, mangólias norte-americanas, castanheiros indianos, cedros, oliveiras e ciprestes, por exemplo. É também o local eleito para iniciativas culturais, ao longo do ano, como peças de teatro ao ar livre. Parque da Liberdade. Volta do Duche, Sintra

Parque da Liberdade. (Foto: Gerardo Santos/GI)


Subir a serra até ao castelo

Do centro da vila até ao Castelo dos Mouros, um dos símbolos maiores da identidade sintrense, são cerca de 20 minutos a pé, de fácil acesso, ainda que sempre a subir. A oportunidade ideal para caminhar pela Serra de Sintra, classificada Património Mundial pela UNESCO, sem pressas e rumo às muralhas desta fortificação que data do século X, que serpenteiam a serra com os seus blocos graníticos, entre penedos e penhascos. Depois, basta apreciar a vista limpa sobre a vila, o Palácio da Pena e o azul do Atlântico. Castelo dos Mouros. Serra de Sintra. Tel.: 219237300. Web: parquesdesintra.pt. Das 9h às 18h30. Não encerra. Preço: bilhetes desde 6,50 euros.

Castelo dos Mouros. (Foto: Nuno Pinto Fernandes/GI)


O palácio-museu que soma mil anos

É um dos emblemas da vila e soma mais de mil anos de História. A primeira referência do antigo Paço de Sintra remonta ao século X e, já como palácio, foi concedido à Rainha Santa Isabel, por D. Dinis, em 1287. Por estas salas, quartos e capelas, viveram e caminharam vários reis e rainhas de Portugal, por períodos mais ou menos prolongados. Visitar o Palácio Nacional de Sintra é conhecer o nosso legado e o estilo gótico e manuelino, mas também passar por pátios intimistas, janelas com vista para a serra e coleções de azulejos hispano-mouriscos e peças de arte cristã e muçulmana. Palácio Nacional de Sintra. Largo Rainha D. Amélia, Sintra. Tel.: 219237300. Web: parquesdesintra.pt. Das 9h30 às 18h30. Não encerra. Preço: bilhetes desde 8,5 euros.

Palácio Nacional de Sintra. (Foto: Nuno Pinto Fernandes/GI)


Petiscar no centro da vila

Numa das ruelas mais recatadas da vila, petisca-se na esplanada do Villa 6, casa que abriu portas há três anos pelas mãos de dois amigos, naturais de Sintra. Começaram por servir finger food como bifanas e pregos de novilho e da vazia em bolo do caco, até porque “não havia muita dessa oferta no centro”, mas foram alargando a carta com o tempo, conta João Franco, dono. Surgiram depois as tábuas de queijos e enchidos, sardinhas de tomatada em pão de broa, tostinhas de bacalhau e mexilhão ou cogumelos recheados com queijo, pimentos e cebola. Para regar a refeição, há cerveja artesanal. Villa 6. Rua da Ferraria, 6, Sintra. Tel.: 219244353. Web: facebook.com/villa6.restaurante. Das 10h às 22h30. Encerra terça. Preço médio: 15 a 20 euros.

Villa 6. (Foto: Nuno Pinto Fernandes/GI)


Arte na vila

Até 17 de outubro, o Museu das Artes de Sintra (o MU.SA), acolhe a exposição “No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra”, com dezenas de esculturas, pinturas ou fotografias que ilustram a ligação da vila às artes.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend