Passear entre Almada e Caparica, junto ao mar, arte e boas mesas

Passear entre Almada e Caparica, junto ao mar, arte e boas mesas
Parque da Paz. (Foto: Carlos Pimentel/GI)
No coração de Almada e no restante concelho, o lazer veste-se de várias cores e texturas, com exposições de arte gratuitas, passeios no parque, sabores tradicionais vindos de Itália, boas camas e gelados artesanais junto ao mar.

Caminhar no maior parque do concelho

É o principal e maior pulmão verde almadense, com mais de uma centena de espécies de árvores como abetos, pinheiros e oliveiras. Basta pensar que se trata de 60 hectares de vegetação e Natureza, com um circuito de trilhos e caminhos para diferentes trações: caminhar sem pressas, passear cães, calçar as sapatilhas e correr ou até pedalar. A extensão dos mantos verdes do Parque da Paz é propícia a piqueniques em família em segurança e jogos de futebol improvisados, sem esquecer o quiosque que vende refrescos e bolos, e o enorme lago artificial, onde nadam cisnes e patos-reais. Avenida Arsenal do Alfeite, Almada

Parque da Paz. (Foto: Carlos Pimentel/GI)


Dormir a dois passos do mar

Na pequena vila dos Capuchos, a cinco minutos das praias da Costa de Caparica, acorda-se em alguns dos 229 quartos com vista direta para o mar, o mesmo que pode ser apreciado, ao pôr do sol, das varandas do Hotel Aldeia dos Capuchos. Neste quatro estrelas, onde cabem noites para todas as carteiras – dos estúdios para dois, às suites familiares com dois quartos, sala e kitchenette -, há espaço ainda para mergulhos nas duas piscinas exteriores e na interior aquecida. Pela propriedade existe ainda um extenso campo de golfe, spa, ginásio e restaurante. Largo Aldeia dos Capuchos, Costa de Caparica. Tel.: 212909000. Web: aldeiadoscapuchos.pt. Preço: quartos duplos desde 65 euros, com pequeno-almoço.

Hotel Aldeia dos Capuchos. (Foto: DR)

 


Uma casa de artes com vista-rio

Nas últimas décadas, tem sido morada obrigatória para a arte contemporânea em Almada. O seu miradouro panorâmico tem uma das melhores e mais largas vistas para o Tejo e para Lisboa, mas há muito para ver na Casa da Cerca. Na galeria principal, a exposição “A Vida Secreta das Plantas” aborda a forma como estas “pensam” e interagem entre si, como agentes ativos da Natureza. Pelas restantes salas, foca-se na arquitetura de António Bolota; numa mostra da obra “Cartas de Amor”, de Isabel Baraona; e na exposição “Eva”, que reúne ilustrações de oito mulheres portuguesas do século XX. Rua da Cerca, Almada. Tel.: 212724950. Web: facebook.com/festadacasadacerca. Das 10h às 18h. Encerra segunda. Preço: exposições gratuitas.

Casa da Cerca. (Foto: Sara Matos/GI)

 


Ir a Itália, sem sair de Almada

Há dois anos que as viagens para Itália ficaram mais curtas, com partida do centro de Almada. É aqui que o chef Luca Salvadori abriu a La Cantina, onde homenageia as massas frescas e as tradições da cozinha do norte da Itália e de Piemonte, a região onde nasceu. Na carta há propostas como risoto de açafrão e bochecha de porco preto, ravioli com diversos recheios, a lasanha tradicional que recupera a receita da sua avó, as tábuas de queijos e enchidos italianos, a burrata DOP da região de Andria ou a bistecca alla fiorentina, o típico bife de Florença. De segunda-feira a sexta-feira, o menu de almoço fica por apenas dez euros. Rua Capitão Leitão, 73C, Almada. Tel: 937968546. Web: facebook.com/LaCantinadiChefLucaSalvadori. Das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Encerra terça. Preço médio: 20 euros.

La Cantina di Chef Luca Salvadori. (Foto: Paulo Spranger/GI)

 


Novos gelados no paredão da Costa

Enquanto se passeia pelo longo paredão da Costa de Caparica, de olhos postos no mar, vale a pena ir espreitando as novidades que têm reforçado este percurso pedonal. É o caso do colorido Ice Cream Disco Corner, o novo quiosque que veio refrescar o verão no restaurante Dr. Bernard, de frente para a Praia do CDS. Os gelados artesanais da Davvero têm aqui a mais recente casa, com sabores sazonais e opções sem glúten. Chocolate, creme de ovos, limão com alecrim, maracujá e manga são algumas das dez variedades, às quais se juntam empanadas argentinas e waffles. Praia do CDS, Costa de Caparica. Tel.: 212911045. Web: instagram.com/dr.bernard.caparica. Das 10h às 20h. Não encerra. Preço: gelados desde 3,20 euros.

Ice Cream Disco Corner. (Foto: DR)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend