Passear em Setúbal, entre gastronomia, cultura e o rio Sado

Passear em Setúbal, entre gastronomia, cultura e o rio Sado
Maravilha do Sado.
Até ao final de julho, vai poder ver concertos e fazer meditação a bordo de uma embarcação tradicional em Setúbal. Em terra, há cultura, passeios e petiscos para conhecer, e boas camas para descansar.

Passear no Jardim Multissensorial das Energias

Biomassa, geotermia, oceânica, solar, hídrica e eólica. São estas as seis energias renováveis que orientam as estações de conhecimento do Jardim Multissensorial das Energias, tido como um projeto único no país, e que resultou da requalificação do Jardim das Escarpas de Santos Nicolau. Nesta zona elevada da cidade sadina, além de se ter vista sobre o rio ao longo dos percursos pedonais, pode-se descansar em bancos de jardim e ainda sentir os perfumes de um canteiro de ervas aromáticas. Escarpas de São Nicolau. Acesso livre.

Jardim Multissensorial das Energias. (Foto: A-Gosto.com/GI)


Visitar o renovado Museu de Setúbal/Convento de Jesus

O Convento de Jesus, monumento nacional fundado no final do século XV, é considerado o mais importante monumento setubalense e reabriu ao público em outubro, após longas obras de restauro e conservação. Foi palco da ratificação da assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, e hoje permite visitar vários espaços de interesse museológico, como a Sala do Capítulo, os claustros e a Sala do Coro Alto, onde é contada a vida das freiras que ali viveram. A Igreja de Jesus, manuelina, é também visitável e convida, no final, a passear pelo novo jardim que se estende em frente. Largo de Jesus. Tel.: 969754106/265537890. De terça-feira a sábado, das 10h às 18h. Domingo, das 15h às 19h. Encerra à segunda e feriados. Preço: 2 euros. Gratuito para menores de 12 anos e maiores de 65.

Convento de Jesus. (Foto: DR)

 


Dormir na 34 Guest House, inspirada na portugalidade

As irmãs Carla e Sara Tavares trabalharam em conjunto com o artista plástico Ricardo Romero e o decorador setubalense João Maria para dar forma ao sonho de terem um alojamento turístico, e assim nasceu a 34 Guest House, na Baixa sadina. Cada uma das nove suítes homenageia uma cidade ou região com pormenores decorativos, de Lisboa a Évora, passando por Aveiro e Açores, estes representados pela cauda de uma baleia. Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 34. Tel.: 265092116/910223101. Web: www.34guesthouse.pt. Quarto duplo a partir de 90 euros/noite (com pequeno-almoço).

34 Guest House. (Foto: DR)

 


À mesa no Decor & Salteado

Três anos volvidos desde a abertura do Decor & Salteado, a verdade é que Bruno Barbosa pode encarar o seu restaurante como um sucesso, pelo menos, a avaliar pela procura que manteve até hoje. A carta mantém-se praticamente igual ao que era, e talvez seja essa uma das razões para tanta procura. A não perder, os cortes do lombo e da vazia, os risotos, o lombo de atum selado com legumes salteados e a coleção de 19 petiscos para todos os gostos. Avenida Belo Horizonte, 2 (Setúbal). Tel.: 968668181. De terça a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30. Domingo, só almoço. Encerra segunda. Web: facebook.com/RestauranteDecorSalteado. Preço médio: 20 euros

Decor & Salteado. (Sara Matos/Gl)

 


Passeio a bordo da Maravilha do Sado com concertos e ioga

Concertos acústicos e meditação a bordo da embarcação dos anos 1950 Maravilha do Sado, em frente ao Portinho da Arrábida, é o que se vai poder fazer nos meses de junho e julho para desenjoar das idas à praia. As viagens, com passagem pela costa das praias, duram duas horas e realizam-se às sextas-feiras, às 18h (com concerto) e aos domingos, às 09h (com meditação), com começo e fim na lota da Doca dos Pescadores. Contacto: [email protected]. Bilhetes à venda na Casa da Cultura, à terça-feira, até às 12h. Preço: 4 euros.

Maravilha do Sado. (Foto: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend