Médio Tejo: Planear as férias ao redor do grande rio

Vila de Dornes (Fotografia: Orlando Oliveira)
Entre Ferreira do Zêzere, Vila Nova da Barquinha e o Entroncamento encontra-se uma parte importante do património natural e cultural do Médio Tejo. Há rio a perder de vista, praias fluviais para mergulhar e pratos típicos a não perder.

1 | Vila de Dornes
Dornes foi considerada a mais bonita aldeia ribeirinha no prémio das 7 Maravilhas de Portugal, no concelho de Ferreira do Zêzere, e não é difícil perceber porquê, a avaliar pelo seu enquadramento natural numa península da albufeira de Castelo do Bode, no rio Zêzere. A autocaravana pode-se estacionar na estrada principal, à entrada. A partir daí é visitar a vila a pé, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Pranto, no cimo da colina, de onde se avista a albufeira com os seus barcos de abrange. A torre templária, ao lado, é um raro exemplar da arquitetura militar dos tempos da Reconquista.

2 | Praia Fluvial do Trízio
Em Palhais, no concelho da Sertã, encontra-se a muito procurada praia fluvial do Trízio, junto à albufeira de Castelo de Bode. A prática de desportos náuticos é o cartão de visita, mas vale a pena estacionar a autocaravana nem que seja só para ir a banhos e mergulhar a partir de uma estrutura flutuante a lembrar uma piscina. Ali funcionam também um restaurante, bar e equipamento de apoio ao turista.

3 | Vila Nova da Barquinha
Em Vila Nova da Barquinha, dá para estacionar a autocaravana numa área de serviço muito próxima dos pontos de interesse. Um deles é o Parque de Escultura Contemporânea Almourol, com sete hectares a convidar ao passeio, 700 árvores e 11 esculturas de grande escala feitas por artistas portugueses. Ao lado, no Centro de Interpretação Templário de Almourol, encontra-se explanada a história da presença da Ordem do Templo no território, assim como parte do espólio do Convento de Cristo em Tomar.

Vila de Dornes (Fotografia: DR)

4 | Gastronomia do Tejo
A região do Médio Tejo é rica em especialidades gastronómicas e não faltam, nestes concelhos, pratos típicos para todos os gostos. Em Ferreira do Zêzere, o leitão assado assume protagonismo, a par do cabrito no forno, e em Vila Nova da Barquinha sente-se mais a influência do rio com a sopa de peixe, açorda de sável e o arroz de lampreia, na devida época.

5 | Parque verde (Entroncamento)
Andar a pé e fazer piqueniques são duas das atividades possíveis no extenso Parque Verde do Bonito, aberto todos os dias das 7h às 22h. Para quem chega de autocaravana, há um sítio para estacionar com abastecimento de água e locais de descargas. Já quem procurar um pouco de cultura que agrade às crianças pode visitar o Museu Nacional Ferroviário, com um legado de 160 anos e 36 mil objetos em exposição que contam a história do caminho de ferro em Portugal (aberto de quarta a domingo, das 10h às 16h; última entrada às 14h).

 

Informações turísticas
O Portal de Turismo do Médio Tejo reúne toda a informação útil aos passeios na região, com dicas do que visitar, onde dormir, o que fazer e onde comer. https://turismo.mediotejo.pt

[Artigo publicado originalmente no dia 7 de junho de 2020]




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend