Entre a serra e as lagoas na margem norte de Ponte de Lima

A aldeia do Cerquido abre uma deslumbrante panorâmica sobre o vale. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
Entre a paisagem serrana do Cerquido e o verde luxurioso do sistema lagunar de Bertiandos e São Pedro d’Arcos existem lugares de tranquilidade que convidam à contemplação, aos mergulhos e ao passeio.

O sol nasce primeiro aqui. Entra pela janela para nos dar um beijo de bom dia e ilumina a paisagem que dali se abre, em jeito de convite. A aldeia do Cerquido, plantada na encosta da Serra de Arga, é tudo o que se espera de um refúgio montanhês, onde vamos para recarregar baterias e abrandar. Foi com isso em mente que Filipe Pimenta criou o CERQUIDO VILLAGE & SPA, um alojamento turístico que veio revitalizar a aldeia, com uma série de casas em pedra e bungalows virados para o belo postal de ondas verdes e decorados com peças de artesãos da região . Em 2019, o projeto cresceu e ganhou mais quatro unidades, e uma piscina infinita debruçada sobre o vale, que se avista durante a subida e faz crescer a ânsia de lá chegar. Ao lado descansa uma rulote de transporte de cavalos – é que Filipe também é responsável pelo Centro Equestre do Vale do Lima, mas havemos de lá chegar -, que no verão se transforma num bar de apoio aos vários núcleos de espreguiçadeiras dispersos pelo relvado.

 

Ao leque de novidades do Cerquido junta-se ainda um jacuzzi com sistema de cromoterapia, que revela ainda mais encanto ao anoitecer. Além de aumentar a perceção de conforto, em contraste com o vento serrano, a sala, de janela envidraçada que nos faz sentir suspensos sobre o vale, ilumina-se com as várias cores que se vão projetando na água. É tentador ficar ali de molho, mas apesar de tanto o jacuzzi como a piscina interior estarem disponíveis 24h por dia para usufruto exclusivo dos hóspedes, há um limite máximo de uma hora de utilização consecutiva, para dar vez a outros.

 

A pedido, o alojamento também providencia a entrega de refeições em casa, numa parceria com o chef Luis Lima, e um cesto de pequeno-almoço divinal. É o necessário para nos prepararmos para um dia de passeio na montanha. A Serra de Arga é para se descobrir com tempo, a pé ou de bicicleta, enveredando por caminhos que nos levam ao alto da serra, ao antigo quartel de Santa Justa, ou até pelos passos do lobo. Também ali tem início a Grande Rota da Montanha, um percurso com mais de 37 quilómetros que atravessa toda a zona montanhosa do norte limiano, passando pelas aldeias de Estorãos, Cabração, Labruja, Rendufe, Labrujó e Vilar do Monte.

 

Seguir o som da água
Descendo a encosta, a paisagem serrana vai-se dissolvendo com a pintura rural da aldeia de Estorãos, embalada pelo som da água a correr no rio de mesmo nome. Sobre essas águas cristalinas que convidam a banhos, passa uma pitoresca ponte romana, que se junta, na outra margem, com um antigo moinho, numa imagem digna de um conto.

Ainda com vista para esse postal, pode-se recarregar baterias e petiscar uns caracóis no café Beira Rio, antes de seguir caminho. No encalço do rio, a próxima paragem é um dos maiores cartões-de-visita do concelho, as LAGOAS DE BERTIANDOS E SÃO PEDRO D’ARCOS. Esta área protegida com mais de 300 hectares, guarda uma biodiversidade incrível e basta um minuto de silêncio para o percebermos, escutando a sinfonia complexa de aves e anfíbios que ecoa pelos bosques, pastagens e lagoas, que por sua vez são alimentadas pelo rio Estorãos.

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

A beleza deste tesouro natural pode ser descoberta livremente, mas quem quiser saber exatamente ao que vai, o ideal é começar com uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental, na lagoa de São Pedro de Arcos, para receber uma primeira informação sobre as lagoas e os percursos pedestres existentes (e até as opções de visitas guiadas).

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

Daí, é escolher o trilho que mais agrada e meter os pés ao caminho, por passadiços de madeira sobre as águas paradas, túneis de vegetação cerrada, ou descampados. Pelo meio haverá torres e abrigos de madeira para observar a vida das lagoas, que é tão importante preservar – anfíbios, aves aquáticas e migratórias, e a flora autóctone que faz o seu habitat, como o carvalho, o castanheiro e o salgueiro. Antes de ir embora, respiramos fundo mais uma vez para encher os pulmões de ar fresco e do perfume do bosque. É difícil deixar este paraíso.

 

Conhecer o mundo rural
Na QUINTA DE PENTIEIROS, integrada na área protegida e concebida para promover o mundo rural, pode-se andar a cavalo, tosquiar ovelhas ou cuidar da horta. Ali também é feita a criação de raças autóctones de fauna e flora, pelo que podemos conhecer de perto a vaca minhota, a ovelha bordaleira, galináceos, coelhos e muitos outros animais. Na propriedade há ainda um parque de campismo e bungalows, o Centro Aventura, com um circuito de arborismo e até um restaurante.

As lagoas e a serra a cavalo
O Centro Equestre do Vale do Lima, em parceria com a Câmara Municipal, decidiu trazer o turismo equestre para a margem norte do concelho, aproveitando as cavalariças da Quinta de Pentieiros como sede para o projeto A CAVALO. Com saída e chegada ali, tal como já se adivinhou, organizam passeios a cavalo pela área protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos e pela Serra de Arga, que podem durar desde uma hora até um dia inteiro, ou mesmo uma semana (aliando outras atividades equestres no picadeiro, como aulas de dressage e equitação à portuguesa).

Na rota das Paisagens Protegidas
Um dos mais recentes percursos pedestres do concelho (que também pode ser feito de bicicleta ou a cavalo), tem início no Centro de Interpretação da Mesa dos Abades, em Vilar do Monte e pretende dar a conhecer o meio rural envolvente das paisagens protegidas. A ROTA DAS PAISAGENS PROTEGIDAS é um percurso circular com cerca de 80 quilómetros, que engloba a Serra d’Arga e as áreas de paisagem protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos e do Corno de Bico (Paredes de Coura).

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend