Descobrir a rua de Montalegre que junta bolos, pão, moda e castelo

https://www.cm-montalegre.pt/pages/825?poi_id=118
Castelo de Montalegre. (Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)
Em Montalegre, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Rua Direita junta bolos e pão caseiro, moda infantil, uma igreja e o símbolo maior da vila raiana, o castelo. À sua volta também há produtos regionais.

Era uma das ruas mais movimentadas do centro de Montalegre, repleta de serviços de um lado e do outro. O tempo fê-la tornar-se numa sombra do que já foi, mas esta artéria mostra sinais de resistência mesmo nos dias de hoje. A Rua Direita liga um dos principais largos da vila raiana e transmontana, onde se situa a Câmara Municipal, e segue caminho, sempre estreita, até ao Castelo de Montalegre, com pelo menos duas esplanadas. Pelo meio, há bolos e pão fresco todas as manhãs, roupa infanto-juvenil, uma igreja e um pequeno largo com um pelourinho. Em Terras de Barroso, e em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a sua central localização e serviços tornam-na palco de passagem obrigatória para quem visita a fronteiriça Montalegre.

A Rua Direita, no centro histórico de Montalegre. (Fotografias: Rui Manuel Fonseca/GI)


1. Pastelaria São Paulo | Rua Direita, 25

Das vitrines avistam-se, todas as manhãs, soluções para todo o tipo de apetites e gulas – filas de palmiers, croissants (recheios de amêndoa, chocolate ou creme de ovo), pastéis de nata, bolas de Berlim ou tartes de amêndoa e maçã. A estes juntam-se o pão de centeio a lenha que muitos pedem para provar em torrada. “Recebemos vários turistas aqui, mas muitos clientes são vizinhos e estão connosco desde o início”, adianta Isabel Carvalho, que lidera esta morada com uma década de vida, onde não falta uma esplanada com vista para o castelo. Das 7h às 20h. Não encerra. Preço: pastelaria desde 0,80 euros.

 


2. Belmiras | Rua Victor Branco, 15

É a meca dos produtos regionais por estas bandas. Só com produção em Montalegre, Margarida Felgueiras tem mel, vinhos, compotas (figo, frutos vermelhos, limão) e conservas, por exemplo. Mas a rotatividade é palavra de ordem nesta casa, aberta há três anos. “Preciso de novidades todos os dias”, conta a dona, ex-professora, que aqui aposta também nos pastéis de Chaves, manteigas de Esposende, ovos moles de Aveiro, vinagres de Vila Verde, cestas de Alcobaça, chocolates e bonecas de pano. Nem faltam os íman com património de Montalegre para colocar no frigorífico como recordação. Das 9h às 19h. Encerra domingo. Preço: vinhos desde 4,99 euros; mel a 3,80 euros.

Belmiras.


3. Babeth Kids Fashion | Rua Direita, 21

Primeiro chegaram os móveis e os artigos de decoração, só depois chegou a vertente de moda infantil de marcas portuguesas e espanholas. Virgínia Ribas, natural da zona, é a dona desta loja que já soma 16 anos, onde não faltam vestidos, babetes, chapéus, casacos, meias, ganchos e camisolas para crianças e jovens, dos recém-nascidos aos 18 anos. “Há tamanhos que esgotam logo”, conta Virgínia, que tem público fidelizado nesta casa. Das 9h às 12h30 e das 14h às 19h. Encerra domingo. Preço: acessórios desde 3,99 euros; t-shirts desde 11,99 euros.

 


4. Padaria da Costa | Rua Direita, 47

Há mais de quatro décadas que este espaço está nas mãos da mesma família. Antes, servia como taberna e hoje reveste-se de tabuleiros de pão de centeio, de trigo, bijou e de mistura, que começa a lançar o seu aroma logo de manhã. Já pelas paredes, há fotos a preto e branco de Montalegre, a vila onde Aduzinda Pedreira nasceu, cresceu e casou com Manuel, com quem partilha a gerência. Das 8h às 12h30 e das 13h30 às 19h. Encerra domingo. Preço: pão desde 0,50 euros.

Padaria da Costa.


5. Igreja da Misericórdia | Rua da Misericórdia, 6

Fica situada a meio caminho entre o largo da Câmara Municipal e o castelo, numa perpendicular à Rua Direita, e destaca-se pela sua arquitetura maneirista e revivalista, com duas capelas no seu interior. Noutros tempos, chegou a funcionar aqui a Santa Casa da Misericórdia de Montalegre. Das 10h às 18h. Não encerra.

Igreja da Misericórdia.


6. Castelo de Montalegre | Terreiro Açougue, 5

Tem vistas para as serras do Gerês, a oeste, e do Larouco, a este, e para o curso do rio Cávado. Além do panorama, esta fortaleza vale pela sua própria imponência. Foi uma importante defesa fronteiriça medieval e data do século XIII. Além dos passeios entre muralhas e altos pinheiros, a zona é composta por um passadiço exterior num jardim bem arranjado, uma capela e uma torre. Das 10h às 13h e das 14h às 18h. Encerra segunda. Grátis.

Castelo de Montalegre.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend