Compras de Natal em Vila do Conde: cultura, artesanato e decoração

Bosque Concept Store. Fotografia: Artur Machado/GI
No coração da cidade há uma mercearia que faz cabazes personalizados e várias lojas com oferta diferenciada e em português, englobando desde brinquedos didáticos até peças decorativas, livros ou produtos amigos do ambiente.

Nau das Artes

Fotografia: Artur Machado/GI

Brinquedos didáticos, casas de bonecas de tecido e artigos em croché e tricô integram a oferta da Nau das Artes, a loja que Margarida Braun inaugurou em setembro. Lá em casa eram oito irmãos e as prendas costumavam ser feitas pela mãe, recorda. Hoje, é ela quem faz muitas das peças à venda, e aceita encomendas bastante específicas. Das suas mãos já saiu uma boneca gótica, por exemplo.

Loja da Tia

Fotografia: Artur Machado/GI

A Loja da Tia, no Mercado Municipal do Engenheiro Duarte Pacheco, já tinha este nome quando António Costa tomou conta dela. Ali, vende louças de diferentes fábricas e marcas portuguesas, como Costa Nova ou Bordallo Pinheiro. Há canecas com pintinhas, tábuas às riscas, peças em forma de peixe, coelho, búzio ou com motivos natalícios, entre outras mais mais sóbrias. Os preços variam, mas por 1,50 euro já se leva um prato para casa.

Cantinho do Vítor

Quando Vítor Costa decidiu abrir esta mercearia à moda antiga, quis que tivesse produtos a granel, garrafeira e mesas para degustação, além de uma variedade de artigos preferencialmente nacionais. Quem quiser oferecer um cabaz pode construí-lo à sua maneira – só tem de escolher o tamanho da caixa (há quatro diferentes) e recheá-la a gosto. Vinhos, queijos e enchidos tradicionais, marmelada, conservas, bombons e bolachas são algumas opções.

Narrativa de Espaços

Fotografia: Artur Machado/GI

Projetos de arquitetura e interiores são o forte desta casa com mobiliário de design inspirado em peças de autor e também de linha própria. Faz-se móveis, cortinas, carpetes e outras peças por medida, e até decorações de Natal. Lá dentro há diversos objetos decorativos e utilitários, como quadros, cestos ou mantas. Toda a produção têxtil e de carpintaria é feita em Portugal.

Bosque Concept Store

Fotografia: Artur Machado/GI

É uma loja que combina artigos novos e usados, aposta no vintage e também recebe workshops. Isabel Batista tem ali uma seleção de livros, fruto de uma parceria com a livraria bracarense Centésima Página; impermeáveis da vizinha Cool, Soft & Chic; móveis da Euterpe; jardins em miniatura da também portuguesa Musgus; e ainda cadernos, doces ou chás. Mas o espaço está em constante atualização, prometendo surpresas.

Green Diamond

É uma loja que promove o consumo consciente e também recebe palestras e workshops. A Green Diamond disponibiliza produtos naturais e biológicos, ecológicos, sem crueldade animal, muitos deles vegan, alguns de desperdício zero. A produção nacional está bem representada: só na área de cosmética e higiene, há sabões artesanais, champôs sólidos, pasta de dentes zero waste e mais. Patrícia Azevedo está lá para explicar tudo, com base na sua experiência.

Casa Pura

Em abril, esta loja-ateliê, com um pequeno gabinete de projetos de decoração de interiores, mudou-se para a zona histórica com os seus produtos feitos em Portugal, com base em técnicas tradicionais e materiais sustentáveis. Grande parte do trabalho resulta de encomendas e é personalizável. Isso é válido para os candeeiros de ráfia e sisal como para os tapetes. Os têxteis estão bastante presentes, assim como a cerâmica e a cestaria.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend