Compras de Natal em Aveiro: peças criativas e amigas do ambiente

A nova loja de produtos biológicos Rota das Cores. Fotografia: Maria João Gala/GI
Livros, arte, artesanato, artigos ecológicos e cabazes com produtos de origem portuguesa. Tudo isto se encontra na chamada Rua Direita e nas imediações, zona bonita e bem cuidada, que convida a um passeio demorado.

Alma de Alecrim

Fotografia: Maria João Gala/GI

Bolsas, brincos, colares, agendas, cadernos, livros e produtos de higiene e cosmética, como champôs, desodorizantes ou perfumes sólidos. Estes são alguns dos artigos portugueses disponíveis na Alma de Alecrim, uma concept store dedicada a objetos de design e produtos sustentáveis. Frequentemente chegam novidades, como os copos de encolher, e há um canto para bookcrossing (troca de livros). A festa de aniversário, amanhã, reserva uma surpresa.

Pássaro de Seda

Fotografia: Maria João Gala/GI

Se em tempos Maria João Cravo foi professora de Português, hoje dedica-se à cerâmica e à sua loja oficinal, com workshops e artigos selecionados de marcas nacionais, alguns de produção própria. Há peças tão distintas como louças, calçado, velas com frases ou almofadas de trigo e alfazema. A peça mais acessível, por menos de um euro, é um lápis da Viarco; a mais cara é o capote de Évora, que custa 295 euros. Dá-se primazia às marcas com o selo Portugal Sou Eu.

Entre Copos e Chávenas/Loja do Chá

Fotografia: Maria João Gala/GI

Gabriela Faria é a responsável pelo salão de chá e cafetaria Entre Copos e Chávenas, que incorpora a Loja do Chá. Há cerca de 100 variedades de chás e infusões disponíveis, incluindo da Gorreana (Açores), e um chá de Natal, para juntar a vinhos, compotas, bolachas e rebuçados de produção nacional. Faz-se cabazes que podem levar também chocolates, queijos ou enchidos, e aceita-se encomendas de bolo-rei e pão de ló de Ovar.

Aqui à Volta

Fotografia: Maria João Gala/GI

Nesta loja de artes e design, muitas das peças são únicas, e quase todas feitas em Portugal. A oferta inclui serigrafias digitais, pósteres, joalharia, malas feitas com pneus e câmaras de ar, produtos alimentares das Aldeias do Xisto e até uma secção infantil, onde cabem jogos e fantoches. Os preços também variam: com dois euros já se compra um postal; o investimento mais alto prende-se com a escultura em forma de árvore de Luís Pinheiro, que custa 380 euros.

Rota das Cores

Fotografia: Maria João Gala/GI

Produtos amigos do ambiente, naturais, sem químicos nem aditivos, parte deles vegan, enchem as prateleiras desta loja, aberta em junho. A Rota das Cores também vende artigos portugueses: da cosmética e higiene às linhas para tricô com tinturas naturais, passando pela cerâmica de Bordallo Pinheiro e pelo calçado das marcas Lemon Jelly e Zouri (ambas vegan, sendo que a última usa plástico recolhido em praias nacionais e um material feito com folhas de ananás).

Gigões & Anantes

As novidades misturam-se com stock antigo nesta livraria independente, onde saltam à vista palavras de Manuel António Pina e marionetas artesanais criadas por Jorge Sequeira. Esta livraria independente disponibiliza milhares de livros ilustrados, para crianças e adultos, selecionados por conhecedores profundos da área, e também acolhe apresentações de obras, workshops de ilustração ou sessões de contos para bebés e crianças.

Porta do Café

Fotografia: Maria João Gala/GI

Carlos Calisto e Mara Almeida abriram, em setembro, este espaço dedicado ao café de especialidade, do Mundo inteiro, de vários torradores. Aqui, tanto se pode comprar embalagens de café em grão como equipamentos de moagem e acessórios para extração de café. Regularmente, chegam novidades para expresso e filtro à loja, que é a extensão da sala do casal: um espaço tranquilo, com apenas 14 lugares e bom café para degustar sem pressas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend