Publicidade Continue a leitura a seguir

Amares e Póvoa de Lanhoso têm Vinho Verde e baloiços pitorescos sobre o Cávado

As vinhas do Solar das Bouças estendem-se ao longo de um quilómetro de margem do rio Cávado. (Fotografia: Artur Machado/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

# Solar das Bouças – Art & Wine

Arte contemporânea entre as vinhas

Encontrámos António Ressurreição na cozinha, a preparar trutas do rio Cávado para um almoço de amigos. “Sou um apaixonado pela arte, por comer bem e beber um copo”, avisa-nos logo. A combinação dos três motivou o ex-industrial da área têxtil a adquirir e dar uma nova vida ao Solar das Bouças, a sua primeira aventura no mundo dos vinhos.

A propriedade do século XVIII pertenceu anteriormente à família Van Zeller, que recuperou os edifícios e plantou novas vinhas. António reforçou a aposta no enoturismo, abrindo o solar e duas outras casas de campo ao alojamento. “Quem ficar no solar, fica também numa galeria de arte”, desafia. O empresário e colecionador, transformou as salas da casa senhorial em espaços de exposição onde são exibidas peças de Júlio Resende, Bual, Mário Rocha e muitos outros artistas. Também se descobrem alguns tesouros, como o piano de estudo de Luís Freitas Branco. Mas talvez o maior de todos sejam as obras de João Cutileiro: o Cristo em mármore preto na capela do solar, e um conjunto de gravuras.

Existem ainda várias instalações espalhadas pela quinta, que os visitantes podem descobrir munidos de um mapa. Do terraço soalheiro do salão de eventos vê-se o manto de vinha – são 24 hectares no total – que se desdobra pela encosta até ao rio, ao longo de um quilómetro de margem. É promessa de um agradável passeio ribeirinho, que passa por um antigo moinho à espera de ser também recuperado e onde António garante já ter visto uma família de lontras a rebolar na água. Uma boa notícia para o Cávado, já que estes mamíferos só se encontram em zonas de água limpa e abundantes em alimento.

 

# Porta 333

Como em casa da avó

Não é a casa da avó, mas podia ser. Os trâmites são os mesmos: sentar à mesa e esperar pelo que vier, com garantia de ser caseiro e reconfortante. Convence-nos, desde logo, o pepino e o tomate com sal grosso. Mas também o queijo da Serra, que ao pousar na mesa faz Tiago dizer com orgulho: “é da minha terra o queijinho”. Na cozinha, não está uma avó, mas uma jovem talentosa a preparar comida de conforto, toda feita em forno a lenha. De lá, pode sair um tenríssimo polvo na telha, bacalhau assado, bife wellington ou até vitela (mas só passadas oito horas). Sob reserva também há cabrito assado, ossobuco, pica no chão, ou “o que apetecer ao cliente”. Carla é quem decide o menu do dia e, a não ser que haja um pedido especial, “o cliente raramente escolhe o que vai comer”, diz Tiago.

Tiago, Carla e Ricardo do Porta 333 (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

Falta apresentar o Gonçalo, que foi quem descobriu esta casa rústica, com jardim e horta, escondida numa aldeia a cinco minutos do Solar das Bouças. Os três já tinham trabalhado juntos num restaurante em Braga e falavam em ter “algo mais caseiro”, com um serviço familiar e sem maneirismos. “Gostamos de servir ao cliente aquilo que gostamos de comer e beber”, resume Tiago. É dele a receita da deliciosa tarte tatin que por vezes agracia o final da refeição. A reserva de mesa é essencial, e ir com tempo também. É como em casa da avó, nunca apetece ir embora.

 

# Praia fluvial de Monsul

Um, dois, três baloiços sobre o rio

Na praia fluvial de Monsul, na Póvoa de Lanhoso, há um conjunto de três baloiços sobre o rio que, sendo mais usados pelos banhistas no verão, garantem belas fotografias durante todo o ano. Foram todos instalados este ano, nas árvores debruçadas na margem esquerda do Cávado. O primeiro, o Baloiço da Confraria, está voltado a poente e deixa ver o sol esconder-se atrás da vegetação. Há um outro, mais à frente suspenso sobre a água, que recebeu o nome “Vai ficar tudo bem”, e fica submerso sempre que o caudal do rio sobe. Depois, para os mais aventureiros, há o Baloiço do Mergulho, pendurado sobre o rio e acessível através de um pequeno passadiço de madeira.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.