Alentejo de água doce: dormir na margem de rios e a flutuar no Alqueva

Alentejo de água doce: dormir na margem de rios e a flutuar no Alqueva
Os barcos-casa do Alqueva. (Foto: DR)
Quer se prefira campismo de luxo junto a um areal privado, quartos com história e inspiração mourisca ou barcos-casa, as noites de descanso estão garantidas nas calmas águas dos rios Mira e Guadiana e do lago do Alqueva, no Alentejo.

1. TERRA ECO CAMPING

Acampar junto a uma pequena praia fluvial

Há sete anos que A TERRA ECO CAMPING é uma das referências da Costa Vicentina no campismo de luxo. Neste vale em Corgo da Casca, perto de Odemira, o espírito familiar, de comunidade, e o silêncio da natureza entranham-se em poucos minutos após a chegada. Aliás, aqui é proibido fazer barulho depois da meia-noite. Tal como pede um bom recanto alentejano. No espaço criado pelo casal Francisco e Claudia de Brion, um português e uma inglesa, dorme-se em tendas confortáveis para oito a quatro pessoas, junto a macieiras, oliveiras e hortas que servem de alimento às refeições, servidas num espaço comum acolhedor com muitas almofadas e sombra. Ainda dentro da herdade, um curto caminho de terra batida leva a um pequeno oásis, uma pequena praia fluvial banhada pelo Rio Mira, onde se faz yoga, meditação e passeios de caiaque, sem custos extra.

A Terra Eco Camping
Corgo da Casca, São Teotónio (Odemira)
Tel.: 936914279
Web: aterra.pt
Preço: desde 65€ com pequeno-almoço (de abril a outubro)

Junto às tendas d’A Terra Eco Camping há uma mini-praia fluvial. (Fotografia: Paulo Spranger/GI)

 

2. CASA DA TIA AMÁLIA

Na margem do Guadiana, na vila que é um museu

Se Mértola é conhecida como sendo uma autêntica vila-museu, lugar de uma forte herança histórica e cultural árabe no Alentejo, também a CASA DA TIA AMÁLIA, o alojamento criado numa antiga estalagem e erguido na margem esquerda do Guadiana, está carregada de simbolismo. O nome de batismo é uma homenagem feita por Marta Cruz, dona, à bisavó Amália de Encarnação, a primeira mulher a exercer o direito de voto em Mértola. Pelos quartos dos dois edifícios, o estilo acolhedor é ora mourisco, ora alentejano, decorados com muitas madeiras e vergas, e com um toque original, como o sofá feito a partir de ferros de uma antiga cama. Das janelas, a vista é desafogada para o rio e a vila, e para o céu estrelado durante a noite.

Casa da Tia Amália
Estrada dos Celeiros, 16 (Mértola)
Tel.: 918918777
Web: facebook.com/CasadaTiaAmalia
Preço: quarto duplo desde 43 euros, sem pequeno-almoço.

Um dos quartos da Casa da Tia Amália, em Mértola, na margem do Guadiana. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)

 

3. AMIEIRA MARINA

Dormir sob as calmas águas do Alqueva

Já teve uma casa-flutuante, no meio do maior lago artificial da Europa Ocidental, mas quem queira dormir sob as calmas águas do Alqueva e ter livre arbítrio para explorar o lago e as aldeias vizinhas tem agora os barcos-casa que a AMIEIRA MARINA gere, retomadas que estão as atividades normais, desde maio. As embarcações têm diferentes tamanhos – de um até cinco quartos – e são ideais para umas férias em família, albergando de duas a dez pessoas. Transversal a todos são a kitchenette, sala de estar, casa de banho e acesso à Internet. A boa notícia é que para pilotar estes barcos-casa não é necessária carta de marinheiro, oferecendo-se uma breve formação à chegada.

Amieira Marina
Lago do Alqueva (Amieira)
GPS: 38.2770, -7.5330
Tel.: 266611173
Web: facebook.com/AmieiraMarina
Das 09h às 18h. Não encerra.
Preço: barcos-casa desde 278 euros (julho e agosto) por noite.

Os barcos-casa do lago do Alqueva. (Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend