Publicidade Continue a leitura a seguir

Workshops “A Agulha Vai Torta” juntam tricô, vinho e música

(Fotografia: Anastasia Zhenina/Unsplash)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tricotar enquanto se beberica um copo de vinho é a proposta da iniciativa, apropriadamente chamada, “A Agulha Vai Torta“. O Lavorada, o festival de lavores da Póvoa de Varzim, juntou-se à loja de vinhos e produtos portugueses Tua Vinharia e o resultado é um workshop de tricô, que se prolonga por cinco sessões animadas pela banda sonora de uma jukebox, e regados a vinho português. Aberto a quem domina, ou não, a arte de entrelaçar fios, no workshop pretende-se ensinar os princípios do tricô a quem está a começar do zero, e ajudar a aperfeiçoar a técnica de quem já tricota.

Quem se inicia no tricô vai aprender os pontos liga e meia, aumentos, diminuições, remates, trabalhar a cores, pontos rendados, leitura de receitas em português e inglês, descobrir sites e portais úteis, diferenciar tipos de lã e as escolher as melhores agulhas para tricotar – tudo para que depois possa tricotar sozinho.

Os participantes que já tiverem o material necessário, apenas terão de comprar a receita do xaile (4 euros), e os que não tiverem podem adquirir o kit, distribuído num tote bag de projeto, e com o valor de 35 euros. Inclui 4 novelos de lã 50% merino 50% shetland, um par de agulhas circulares, marcadores, um bloco de notas, um lápis e a receita Xaile Lavorada.


Nova casa da Póvoa de Varzim junta vinhos nacionais, café timorense e livros


 

No final, a ideia é que cada participante termine com um Xaile Lavorada, executado com as cores que escolheu. Os workshops decorrerem na Tua Vinharia, no primeiro sábado de cada mês, durante a tarde, à excepção da primeira sessão, que será a 13 de novembro. Terminam no dia 5 de março. A formadora é a Ana Cristina Rosa, uma professora de matemática do segundo ciclo que se rendeu ao tricô. Cada sessão tem a duração de duas horas e meia, e tem o custo de 15 euros.

Dúvidas e pedidos de informação podem ser enviados por e-mail para os endereços eletrónicos info@lavorada.pt ou vinharia@tua.wine, ou visitando a Tua Vinharia, na Rua António Graça, na Póvoa de Varzim.