Visitas gratuitas ao presépio mais antigo do Porto

O presépio, do século XVIII, está cheio de detalhes e singularidades. (Fotografia: DR)
Aquele que é considerado o presépio mais antigo do Porto pode ser visitado, gratuitamente, na Igreja de São José das Taipas, perto do Jardim da Cordoaria. Trata-se de uma obra de arte, de estilo barroco, datada do século XVIII, cuja autoria está atribuída à escola de Machado de Castro.

No período do Advento aos Reis, o presépio, visitável durante todo o ano, numa zona museológica, ganha nova luz. Para facilitar o visionamento, as portas são mantidas abertas, todos os dias, das 11h às 12h30 e das 15h30 às 17h, até 6 de janeiro. Por marcação prévia, a Irmandade das Almas de S. José das Taipas aceita ainda visitas noutros horários. Quem ali entra costuma ser recebido pelo curador da igreja, João Pedro Cunha, que fornece algum contexto sobre aquela obra, cheia de detalhes e curiosidades.

Uma das particularidades do presépio é ter, entre as suas figuras, um quarto rei mago, que simboliza o continente americano (há 2000 anos, ainda por descobrir); este segue apeado, segurando um lama pelas rédeas, porque vai descer uma escarpa, explica João Pedro Cunha. Acresce que, no ponto mais alto do presépio, à esquerda, está representada uma família portuense típica do século XVIII, reunida à mesa, com uma cabaça de vinho e um prato com peixe, pois “a tradição do bacalhau é recente”.

(Fotografia: DR)

Outra obra a apreciar, naquela morada, por estes dias, é o presépio pintado por Kilos, artista urbano portuense. O painel, com seis metros, encontra-se no exterior da igreja – a única consagrada a S. José, de entre as 477 igrejas da diocese do Porto com direito canónico, realça João Pedro Cunha.

Paralelamente, ao abrigo de uma parceria com a Irmandade, a vizinha Escola Artística e Profissional Árvore tem patente uma exposição de presépios feitos por alunos, no âmbito do projeto “Presépios Virtudes 21”. Além de que, nas ruas, surgem presépios feitos por particulares. Basta prestar atenção.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend