Vinhos Verdes: 10 caminhadas para conhecer a região

Até janeiro do próximo ano a Rota dos Vinhos Verdes vai organizar 10 caminhadas solidárias pelas quintas vinhateiras da região. O próximo passeio acontece já este sábado.

Para assinalar os 110 anos da Região Demarcada, a Rota dos Vinhos Verdes acaba de lançar uma série de caminhadas solidárias, de caráter mensal, que até janeiro de 2020 percorrem 10 quintas, adegas e restaurantes da região, dando a conhecer o território, a cultura e a história dos vinhos verdes.

A primeira caminhada aconteceu a 9 de março, na Quinta de Maderne, e a próxima terá lugar este sábado, 13 de abril, na Quinta do Tamariz, em Barcelos. O valor das inscrições (5 euros por pessoa) reverte a favor de instituições de solidariedade social locais, escolhidas por cada uma das quintas. Cada caminhada tem uma duração média de duas horas, e no final do percurso há ainda tempo para uma prova de vinho verde, pois claro.

A Quinta do Soalheiro, Quinta das Arcas, Casa da Tojeira e a Quinta de Santa Cristina são alguns dos pontos por onde passam os passeios, aos quais se junta ainda o festival Verde Cool, que entre setembro e outubro, junta o vinho verde a petiscos de vários restaurantes do concelho de Braga.

A Região dos Vinhos Verdes é a maior região demarcada do país, estendendo-se por todo o noroeste português, entre os rios Douro e Minho. Está dividida em nove sub-regiões com solos e microclimas particulares, e diferentes castas recomendadas. Comum a toda a região é a bela paisagem, rica em vales e rios. O cenário ideal para um passeio, ou vários.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer algumas das quintas.

Prémios
Cada caminhante recebe um cartão para o registo das caminhadas e quem participar num mínimo de seis habilita-se ao sorteio de três prémios no final da jornada, que incluem uma estadia na região dos Vinhos Verdes, um passeio de canoa pelo Rio Vez e uma seleção de vinhos verdes.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

11 caminhadas para conhecer a região dos Vinhos Verdes
4 quintas da região dos vinhos verdes que vale a pena conhecer
Vinho verde: 7 exemplos de frescura e ousadia




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend