Vinhos e queijos casados para sempre na UTAD, em Vila Real

Sofia Caldeira. (Fotografias: DR)
Quinta edição de A Prova dos Novos juntou em estreia os dois produtos, em criações de antigos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Queijo de cabra e pão de Trás-os-Montes com espumante da Madeira? Sofia Caldeira garante que “é ótimo”. A prova dos nove foi tirada sexta-feira na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, na apresentação de vinhos assinados por enólogos formados na academia. Este ano, como novidade, junta queijos produzidos por antigos alunos.

Segundo o reitor, Emídio Gomes, a UTAD já era “a única com vinhos de autor produzidos por ex-alunos de enologia”. Agora, passa a incluir uma gama de queijos, que “herda o conhecimento científico e o saber-fazer dos alumni do agroalimentar”.

A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection 2022 contou com um vinho tinto criado na região de Lisboa por Martta Reis Simões e um branco alentejano elaborado por Sandra Alves. Sofia Caldeira tentou surpreender com um espumante da ilha da Madeira e Tiago Alves de Sousa assinou o vinho do Porto.

Sofia Caldeira produz espumante na encosta madeirense. (Fotografias: DR)

Os néctares foram harmonizados com três variedades de queijo: um de leite de vaca produzido por Zulmira Lopes, um de ovelha assinado por João Reis e um de cabra transmontana produzido por Inácio Neto. Para o fabrico do queijo de cabra, em Mirandela, Inácio Neto recolhe leite em vários concelhos do nordeste transmontano. Até agora, toda a produção era elaborada com leite cru. Para a iniciativa da UTAD usou leite pasteurizado. “É das mesmas cabras, mas o método de fabrico foi outro, com menos tempo de cura.”

O produtor garante que “o queijo tem de ser sempre acompanhado com pão e vinho” e, muito importante, “partilhados por duas ou três pessoas”. Esta sexta-feira, testou-o com o espumante produzido na Madeira por Sofia Caldeira. De acordo com a enóloga, o vinho foi concebido com uvas Verdelho oriundas da costa norte da ilha e tem “seis anos de estágio”. “É um espumante que se deve beber numa ocasião especial”, sublinha.

Inácio Neto fabrica queijo de cabra em Mirandela.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend