Publicidade Continue a leitura a seguir

Vila Viçosa: conhecer o castelo da terra de Florbela Espanca

(Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ao contrário de muitas fortificações espalhadas pelo país, situadas no topo de subidas íngremes ou colinas elevadas, ter um castelo relativamente rasteiro traz várias vantagens, tanto ao nível da acessibilidade para todos como pela sua proximidade com o centro histórico. É o que acontece naquela que é chamada de “princesa do Alentejo”. Erguido em 1297 por ordem e desejo de D. Dinis, o Castelo de Vila Viçosa está ladeado de pinheiros e oliveiras, facilitando passeios ao ar livre entre as muralhas que foram restauradas nas décadas de 1930 e 1950. Nestas caminhadas é possível apreciar a sua multiplicidade de influências e estilos, com elementos góticos, manuelinos e barrocos. Já no interior do castelo, importa visitar os achados e doações que compõem o espólio do Museu da Caça e da Arqueologia.

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o castelo é uma ampla janela para um dos principais largos da vila, mesmo ali ao lado, a Praça da República, onde se avistam filas de laranjeiras milimetricamente alinhadas, esplanadas de cafés e restaurantes, as típicas casas caiadas alentejanas, a estátua da poetisa Florbela Espanca (que aqui nasceu e viveu vários anos) e a imponente IGREJA DE SÃO BARTOLOMEU, exemplar da arquitetura seiscentista e do uso do mármore, produto-chave nesta região do Alentejo.

Atelier de Cristina Claro. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Quem preferir o barro, basta andar poucos metros até ao ATELIER CRISTINA CLARO, onde a ceramista vende peças únicas e inspiradas na ruralidade e na natureza, como azulejos com o montado alentejano, vidrados coloridos, figuras alusivas ao cante alentejano, jarras, travessas, pratos, flores e outros artigos que espelham a vida e obra de Florbela, que saem dos dois pequenos fornos no ateliê ao lado da loja.

A casa de Espanca
No centro da vila, na porta 59 da Rua Florbela Espanca, é possível ver a fachada da casa onde viveu a poetisa.

FICAR

(Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

(Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Às portas de Vila Viçosa, o Alentejo rural estende-se em toda a sua plenitude ao longo de 23 hectares de pomares, olivais, amendoais, hortas biológicas, uma ribeira e duas piscinas exteriores. A HERDADE RIBEIRA DE BORBA nasceu há década e meia e foi renovada há três anos, sendo hoje versátil na sua oferta, das casas de campo de traça alentejana (muitas equipadas com cozinha, sala, terraço e lareira, para duas a oito pessoas) a suites, estúdios e domos de glamping. Percursos pedestres e cicláveis, piqueniques, provas vínicas em adegas vizinhas e passeios a cavalo são atividades que se organizam aqui.

COMER

(Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Há cerca de 70 anos que este clássico da vila tem casa composta, mesas cheias e público fidelizado e repetente. À frente do RESTAURAÇÃO está Manuel Palma, chef calipolense autodidata que herdou o restaurante da sua família. Já em pequeno ajudava a mãe na cozinha e apanhou-lhe o gosto. Entre os pratos emblemáticos da casa estão as migas com secretos na brasa, os medalhões com molho de espargos, os lombinhos com redução de vinho tinto, as açordas, os gaspachos e a obrigatória e fofa sericaia, claro. Tem a distinção Big Gourmand no guia Michelin desde 2019.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.