V. N. de Gaia: a rua do romance de Pedro e Inês

À primeira vista, a Rua do Meiral não passa de mais um arruamento moderno, um pouco caótico, onde coexistem caraterísticas urbanas e rurais. Mas há mais história nesta rua: por aqui terão andado os amantes Inês de Castro e Dom Pedro.

Seria com certeza muito diferente este território da freguesia de Canidelo quando, no século XIV, foi cenário durante dois anos para a história de amor mais famosa de Portugal. Alguns documentos indicam que os amantes D. Pedro e Inês de Castro terão vivido nesta zona, na Quinta do Paço, principalmente para fugir à fúria do rei D. Afonso IV, pai deste.

É nesta quinta que agora funciona o Cantinho das Aromáticas, espaço verde que ocupa um bom pedaço da Rua do Meiral – toponímia que poderá vir do árabe Ai-Ma-ria (atalaia ou vigia, que deve derivar da sua localização geográfica, sobranceira ao mar) ou de moiral, local habitado por mouros. Seja como for, sabe-se que esta zona é habitada pelo menos desde o período neolítico, tendo sido posteriormente romanizada e, mais tarde, conquistada por muçulmanos, antes de se tornar terra pertencente ao reino de Portugal.

Hoje, este aglomerado urbano é um sítio tranquilo e ao mesmo tempo cheio de vida. As duas escolas ali presentes potenciam a existência de confeitarias, mercearias, garrafeiras, cabeleireiros, papelaria… Tudo comércio local.

Igreja de Santo André de Canidelo
Este lugar de culto terá nascido ainda na Idade Média. mas é o ano de 1739 que se pode ler na fachada coberta de azulejos. Dentro, a decoração é de inspiração barroca.

 

 

 

Leia também:

Gaia: novos petiscos leves e biológicos junto ao mar
O melhor novo hostel do mundo está em Gaia
Gaia: há uma nova exposição para ver na Bienal de Arte




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend