Publicidade Continue a leitura a seguir

“Vegan Feliz”: um livro com receitas simples e dicas para uma vida mais sustentável

(Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mais de 100 receitas práticas, de base vegetal, nutritivas e sem glúten, e que não pedem muitos ingredientes, são apresentadas no livro “Vegan Feliz”, que acaba de chegar às livrarias. O primeiro lançamento de Inês Pais, criadora de conteúdos digitais e formada em cozinha no Le Cordon Bleu, contudo, não se fica pelas receitas, cuja inspiração “vem de vários momentos, lugares e pessoas”, como idas a restaurantes, viagens, experiências na cozinha e chefs que admira.

Logo no início, a autora partilha sugestões para quem quer mudar para uma vida mais sustentável, como comprar a granel ou aproveitar toda a capacidade do forno. Inês também desmistifica mitos comuns na alimentação vegan, sugere ingredientes e utensílios para ter à mão, e dá dicas sobre como tornar a alimentação vegan saborosa, recorrendo a determinados métodos de confeção ou usando certos condimentos.

As receitas em si estão divididas nos seguintes módulos: manhãs, snacks, refeições principais, sobremesas, bebidas, complementos e momentos de convívio, ou seja, pratos ideais para partilhar.

De entre as mais de cem criações, Inês destaca a frittata de forno, os potes de mousse de chia, abacate e cacau, e os scones de maçã, coco e lima, um dos pratos que mais testou, até conseguir a textura que tinha idealizado. A “ricota” de amêndoas, o strogonoff com natas de noz e balsâmico, a omelete sem ovos, a canja de pleurotus e os húngaros são outras das receitas simples que a autora partilha, sempre com uma pequena explicação ou história pessoal, sobre o que levou àquele prato.

Para quem olha para o livro como um primeiro passo para o veganismo, Inês afirma que “não tem de ser tudo ou nada”. Sugere começar por definir uma “segunda feira sem carne” ou “noites vegan”, um momento “em que nos comprometemos a comer refeições com menos proteína animal ou mesmo de base vegetal em momentos específicos”. Por vezes, o importante é, explica, dar tempo ao paladar para se habituar a novos sabores e ganhar conforto a cozinhar este tipo de comida.

Vegan Feliz, de Inês Pais. Lua de Papel | 240 páginas | PVP: 19,90 euros