Valongo volta a receber a Feira da Regueifa e do Biscoito, a 1 de junho

A Feira da Regueifa e do Biscoito está de volta a Valongo. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista voltam a realizar-se de 1 a 5 de junho, no centro de Valongo, com fabrico ao vivo e venda de produtos regionais, showcookings, recriações históricas e concertos.

Cinco dias dedicados à panificação, com muita música à mistura, arrancam no dia 1 de junho, com a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, em Valongo. Após dois anos de interregno, o evento regressa ao núcleo central da cidade, com a sua 7ª. edição, para a qual estão agendados concertos, showcookings, recriações históricas, fabrico ao vivo e venda de produtos regionais.

Valongo foi, nos séculos XIX e XX, o principal fornecedor de pão da cidade do Porto, e esta tradição será homenageada no Largo do Centenário. Como já é habitual, o largo será o centro das atenções da festa, graças à presença dos padeiros e biscoiteiros, que estarão a confecionar e a vender moletes, regueifa e outros produtos, doces e salgados, feitos com farinha de trigo.

A programação cultural conta com um mercado de artesanato local na Rua de S. Mamede, uma exposição de rua e dois museus de portas abertas em horário alargado (o Museu Municipal e a Oficina da Regueifa e do Biscoito), bem como vários concertos. A música vai fazer-se ouvir em todos os dias do certame, no palco montado no Largo do Centenário, graças a artistas como Carlão, The Black Mamba, Virgem Suta, Galandum Galundaina e os irmãos Némanus.

Enquadrado nesta festa está também o Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, uma associação fundada em 2018 para preservar e promover estas tradições e valores. Além da cerimónia de entronização de novos elementos, o capítulo vai contar com o habitual desfile pelo centro da cidade.

No último dia, 5 de junho, terá lugar a 7ª. edição do concurso que elege a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira. Entre os critérios da escolha estão a tradição e, claro, o sabor característico destes produtos.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend