Uma viagem mágica pela Casa Grande – Fábrica de Chocolate

Na Casa Grande, há visitas guiadas e workshops também orientados para crianças. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Desde o ano passado que a Casa Grande tem as portas abertas a curiosos e apreciadores que queiram conhecer os segredos da sua produção artesanal, e até meter as mãos na massa (ou no chocolate).

É nos pisos inferiores da fábrica que “a magia” acontece. Não há Oompa-Loompas (os espevitados operários da fábrica de chocolate de Willy Wonka) ou rios de chocolate, mas não faltam máquinas e trabalhadores experientes, e ainda um aroma no ar que abre o apetite.

Há 10 anos que a Casa Grande faz adoçar o palato a quem passa por Ribeirão, no concelho de Vila Nova de Famalicão, e desde o ano passado está de portas abertas para receber grupos em visitas guiadas, com marcação prévia, para dar a conhecer todo o processo de produção artesanal dos chocolates que ali fazem.

O cacau, matéria-prima essencial, chega ali de vários produtores do continente africano, com selo de responsabilidade social e ambiental. Mas daí até chegar à consistência aveludada que derrete na boca e ao sabor doce, é preciso adicionar alguns ingredientes. Na vez do óleo de palma é utilizada manteiga de cacau. Acrescenta-se então o açúcar na quantidade ideal a cada produto e o leite em pó para o chocolate de leite.

Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Depois de tudo misturado é tempo de dar forma ao chocolate, trabalho a cargo das mestres chocolateiras que fazem bombons de vários sabores, tabletes que são depois embrulhadas num belo papel colorido e uma longa lista de lambarices. A experiência inclui ainda, no final da visita, um workshop onde os participantes fazem o seu próprio chocolate para levar para casa e se esse não for suficiente para satisfazer a gula, na loja da fábrica encontram-se todas as gulodices à venda com 25% de desconto.

 

Casa Grande – Fábrica de Chocolates
Rua São João, 82, Ribeirão
Tel.: 252415252
Visita com workshop: 10 euros por pessoa

 

LEIA MAIS:
Duke: Renasceu a icónica discoteca de Famalicão
Há uma nova mercearia à moda antiga em Famalicão
Famalicão: fábrica de chocolates abre ao público




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend