Uma semana de filmes clássicos e grandes realizadores na TV

Uma semana de filmes clássicos e grandes realizadores na TV
O Guarda-Costas.
Richard Gere num filme emblemático de Coppola, o eterno “I will always love you” no vozeirão de Whitney Houston dirigido ao “guarda-costas” Kevin Costner, uma estreia badalada na Netflix e um dos mais antigos 007 com Sean Connery. Eis os destaques de uma semana de filmes clássicos e realizadores de renome.

The Cotton Club

Cinemundo, segunda-feira, 23h10

Em 1984, os cinemas abriam as suas portas a “Cotton Club”, que o Cinemundo recorda às 23h10 de segunda-feira, 8 de fevereiro. Antes de poder ser visto nos ecrãs, o filme escondeu outro filme… para conseguir chegar às telas. Tudo começou com o argumento original, assinado por Mario Puzo, que teve de ser escrito várias vezes. O realizador, Francis Ford Coppola, tinha sido contratado pelo produtor Robert Evans apenas como autor da história, mas exigiu plenos poderes, inclusive a realização – e a sua vontade foi feita. Já Richard Gere, o galã protagonista, não gostava da forma de Coppola trabalhava. Por isso, abandonou as filmagens e só voltou quando o seu cachê foi aumentado em milhão e meio de dólares.

Cotton Club

As tropelias não ficaram por aqui. Com um orçamento inicial de vinte milhões, foram gastos quase 60 milhões. Pior: o resultado foi um fracasso de bilheteira. Afogado em dívidas, Robert Evans vendeu todos os seus direitos para poder pagá-las. Ainda assim, saberá sempre bem ver Gere a dançar e a tocar piano e trompete. O ator submeteu-se a aulas e mostrou tudo o que aprendeu, mesmo nos solos. A história? Nos anos 30, o trompetista e sedutor Dixie Dwyer vê a sua vida mudar radicalmente quando salva o gangster Dutch Schultz, mas acaba por apaixonar-se pela amante do criminoso, num drama cheio de música que tem por cenário o lendário clube de jazz Cotton Club e o mundo colorido de quem por lá circula.

FICHA TÉCNICA: Realizador: Francis Ford Coppola. Intérprete: Gregory Hines, Richard Gere, Bob Hoskins, Nicolas Cage. Ano: 1984. Género: Ficção científica. Minutos: 125

 


O Guarda-Costas

Canal Hollywood, terça-feira, 13h45

É um dos mais bem-sucedidos romances cinematográficos. Whitney Houston protagonizou-o ao lado de Kevin Costner, em 1992, depois de o argumento ter sido pensado, cerca de 20 anos antes, para Diana Ross e Steve McQueen. Na altura, o projeto ficou na gaveta por ser considerado demasiado polémico. Madonna, Olivia Newton-John, Joan Jett e Dolly Parton foram consideradas para o papel principal. Realizado por Mick Jackson e escrito por Lawrence Kasdan, conta como um agente dos serviços secretos, contratado por uma cantora famosa para seu guarda-costas, se apaixona por ela.

Uma semana de filmes clássicos e grandes realizadores na TV

O Guarda-Costas.

Uma das mais-valias foi mesmo a banda sonora. A música “I Will Always Love You” integrava o disco com a homónimo e vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo, um recorde absoluto para álbuns do género. Já os temas “I Have Nothing” e “Run To You”, compostas especificamente para o filme, concorreram ao Óscar de Melhor Canção Original. Apesar de os críticos o terem arrasado, foi o segundo título mais visto nos cinemas em todo o mundo em 1992. Um romance à moda antiga.

FICHA TÉCNICA: Realizador: Mick Jackson. Intérprete: Whitney Houston, Kevin Costner, Gary Kemp. Ano: 1992. Género: Romance. Minutos: 130.

 


Malcolm & Marie (Netflix)

Netflix, quarta-feira

É uma das grandes apostas da Netflix para este ano. Sam Levinson junta-se a Zendaya e John David Washington neste drama romântico em que um cineasta e a namorada regressam a casa após a antestreia de um filme que ele antecipa ser um sucesso junto da crítica e a nível financeiro. O serão acaba por sofrer uma reviravolta quando começam a surgir revelações sobre as suas relações, pondo à prova a força do seu amor.

“Em colaboração com o diretor de fotografia Marcell Rév, Levinson apresenta um filme com uma originalidade rara, numa homenagem aos grandes romances de Hollywood, assim como numa comovente expressão de esperança no futuro do meio”, assinala a plataforma de streaming. Ainda antes de chegar ao ecrã, “Malcolm & Marie” tem sido alvo de ferozes críticas devido à diferença de idades entre os protagonistas: Zendaya tem 24 anos e Washington 36. Em resposta, a atriz alerta: “Eu já sou uma mulher”. O ator também quis abordar o assunto: “Ela tem muito mais experiência do que eu nesta indústria. Eu só estou nisto há sete anos. Ela está nisto há mais tempo. Eu é que estou a aprender com ela. O novato sou eu”, sublinhou.

Malcolm & Marie.

De recordar que a artista vive os palcos desde os 16 anos, quando começou como modelo, passando por bailarina nos espetáculos de Selena Gomez, pelo concurso “Dança com as Estrelas”, por séries da Disney e por filmes como “Homem Aranha”. Gravado durante o verão passado, já durante a pandemia de covid-19, este “Malcolm & Marie” começou a fazer sucesso ainda antes da sua estreia, com os peritos a indicar Zendaya como candidata ao Óscar de Melhor Atriz.

FICHA TÉCNICA: Realizador: Sam Levinson. Intérprete: Zendaya, Sam Levinson, Ashley Levinson, Kevin Turen. Ano: 2021. Género: Drama/Romance. Minutos: 105

 


007 – Operação Relâmpago

AMC, quinta-feira, 23h19

Nada melhor do que um filme com o agente secreto mais famoso do mundo para contar aqueles detalhes que, regra geral, ficam escondidos atrás das histórias de James Bond – até agora interpretado por Sean Connery (1962-1967/1971/1983), George Lazenby (1969), Roger Moore (1973-1985), Timothy Dalton (1987-1989), Pierce Brosnan (1995-2002) e Daniel Craig (2006-presente). E porque tudo começa pelo início, fique a saber que o lendário genérico dos filmes, nos quais 007 surge no interior do cano de uma arma, nasceu da imaginação de Maurice Binder, que criou todas essas aberturas até à sua morte, em 1991. O “designer” usou autocolantes e o interior do cano de uma arma real.

007: Operação Relâmpago.

Já o tema, que todos associam ao agente de Sua Majestade, foi composto por Monty Norman, mas para um musical baseado no romance “Uma Casa para o Sr.Biswas”, de V. S. Naipaul. Como acabou por ser excluído, foi aproveitado para esta saga. Nesta “Operação Relâmpago”, Sean Connery é (pela quarta vez) a personagem criado por Ian Fleming nos seus romances policiais de espionagem. A história segue-o depois de o agente ser contratado para impedir que um louco faça explodir um aparelho nuclear perto da pitoresca cidade de Nassa. Um thriller explosivo que mereceu um Óscar pelos efeitos especiais e que é tido como um dos que mais êxito teve até hoje.

FICHA TÉCNICA: Realizador: Terence Young. Intérprete: Sean Connery. Ano: 1965. Género: Ação/Aventura. Minutos: 130




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend