Um livro para sair da caixa e comer saudável (e uma receita)

O livro dá várias ideias para comer saudável. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
Um livro de receitas para toda a família que pode servir de guia para mudar hábitos alimentares com a simples escolha de alimentos naturais e nutritivos.

Menos alimentos processados e carregados de açúcar, mais produtos naturais e ricos em nutrientes pode bem ser a base de “Alimentação Fora da Caixa”, o novo livro de Joana Moura. Para quem pretende criar novos hábitos alimentares, esta obra funcionará como um guia de boas práticas que conduzam ao fortalecimento do sistema imunitário e ajudem a prevenir e a tratar doenças crónicas, como a obesidade, diabetes , entre outras.

A autora, licenciada em Ciências da Nutrição e formada em cozinha e pastelaria clássica, reúne neste livro um conjunto de receitas, desde pequenos-almoços, sopas e saladas, pratos principais, acompanhamentos, bebidas e ainda um secção dedicada aos mais pequenos da família. As 90 receitas do livro estão alicerçadas nas questões do metabolismo e na forma de atingir o equilíbrio, recorrendo a pequenas e simples mudanças no dia a dia, que poderão passar pela substituição de ingredientes processados por outros mais ricos em nutrientes.

Ao longo do livro deparamos com propostas para vários momentos, todas a comprovar que comer de forma saudável não é sinónimo de ausência de prazer à mesa. Um almoço pode bem começar por uma sopa nutritiva de cogumelos, seguindo com uma colorida salada de citrinos e canóginos. Como prato principal, espetadas de frango, tâmaras e bacon, para comer sem culpa, e a terminar, uma tarte de maçã com cogumelo salgado.

E como é de pequenino que se aprende a comer, a autora apresenta uma série de pratos atraentes e saudáveis. Que criança resistirá a uma piza com base de quinoa e brócolos ou a uns mini-hambúrgueres de salmão e vegetais, sobretudo se no final tiveram como bónus uns coloridos vitrais de iogurte e frutas ou uns apelativos gelados de pau, com base de morangos?

 

Uma receita: sopa de caril

Ingredientes
1 c. de sopa de óleo de coco
2 talos de alho-francês
2 peitos de frango
1c. de sopa de caril em pó
1 c. de chá ce curcuma
flor de sal q. b.
100 ml de leite de coco (em lata/garrafa)
0,5 l de caldo de legumes
100 g de noodles
de batata doce
4 ovos escalfados. ervilhas tortas, 1 pimento vermelho

Preparação
Num tacho ao lume coloque o óleo de coco e o alho-francês e deixe cozinhar.
Adicione o frango cortado em cubos e misture bem.
Quando o frango estiver cozinhado, adicione o leite de coco e o caldo de legumes e misture bem.
Deixe fervilhar cerca de 5 minutos. Adicione a massa de batata-doce e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Sirva a sopa de caril num prato fundo. Pode acompanhar com ovos escalfados e alguns vegetais frescos para ter mais contraste de sabor e texturas.

Doses: 4
Dificuldade: 1
Tempo: 20 minutos

 

Alimentação Fora da Caixa de Joana Moura
Influência
256 páginas
PVP: 19,95 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend