Um guia em inglês para descobrir o Porto (pelos olhos de duas irmãs)

As escadarias da cidade são alvo de destaque. Aqui, a Escadaria dos Guindais. (Fotografia de Igor Martins/GI)
"The 500 Hidden Secrets of Porto" é um livro onde os estrangeiros que visitam a cidade vão descobrir alguns locais menos conhecidos e onde os portuenses encontrarão material para conhecer ainda melhor a terra onde vivem.

São 500 coisas que todos devemos saber sobre o Porto. Os portugueses e os estrangeiros que visitam a cidade. Estão agora reunidas num guia em inglês, feito por duas portuguesas: Joana e Sofia Lacerda. As irmãs, autoras do blogue Jo&So, onde mostram “sítios giros para visitar em Portugal” saltaram para as páginas de um livro.

Joana Lacerda, co-autora de “The 500 Hidden Secrets of Porto”, em português “os 500 Segredos Escondidos do Porto”, reconhece que foi o trabalho que desenvolvem no blogue que levou a editora belga Luster a convidá-las a partir para esta aventura. Depois de Londres, Paris, Miami, Los Angeles, Barcelona, Lisboa, chegou a vez do Porto.

São 500 sítios e detalhes interessantes sobre a cidade distribuídos por 100 categorias que por sua vez estão divididas em 10 capítulos sempre em inglês: comer, beber, compras, cultura, crianças, entre outras. Encontramos as obras de Siza Vieira e Souto Moura, os melhores locais para comprar roupa de casa e mobiliário vintage, mercearias tradicionais, os bares que os portuenses frequentam e onde comem. Ou seja, as informações que dificilmente se encontram num guia clássico.

(Imagem: DR)

As escolhas são baseadas na experiência das autoras. “Procuramos dar a conhecer a quem visita o Porto alguns sítios menos conhecidos e para quem já é local a oportunidade de conhecer a sua cidade ainda melhor.”

E quando pedimos a Joana Lacerda para, destes 500 locais, escolher cinco verdadeiramente imperdíveis, não hesita em apontar cinco escadarias típicas. “Gostamos imenso de andar a explorar as várias escadas do Porto pois levaram-nos a alguns caminhos que ainda não conhecíamos”, explica.

Este é um guia a pensar nos milhares de estrangeiros que visitam a cidade. O convite foi feito precisamente em 2019, “quando o Porto estava mais animado que nunca”. Logo a seguir, “quando entregamos os materiais à editora”, rebentou a pandemia. “Foi triste”, reconhece Joana, mas agora a cidade está novamente cheia de vida, o que deixa as autoras muito felizes.

The 500 hidden secrets Of Porto, de Joana Lacerda e Sofia Lacerda
Luster
264 páginas
PVP: 19,95 euros

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend