Um banquete de filmes para ver no fim de semana

Filme "Sete Pecado Mortais". (Fotografia: DR)
Dramas e tramas, thrillers e ficção científica, nomes e caras bem conhecidos, histórias icónicas e outras de arrepiar, com filmes para todos os gostos. Instale-se bem entre as almofadas do sofá para uma viagem cinéfila por vários estilos e épocas.

Regressão (RTP1, sábado, 6, às 00h15)

Acha mesmo que sabe o que é que vai acontecer?
Minnesota, década de 1990. O detetive Bruce Kenner investiga o caso de John Gray, acusado de abusar sexualmente de Angela, a sua filha adolescente. Apesar de não ter qualquer recordação do sucedido, ele assume-se como culpado e é preso. De forma a recuperar a memória, recorre a Raines, um psicólogo de renome que, com o tempo, consegue reavivar as suas lembranças. E é assim que, à medida que as sessões de psicoterapia avançam, todos se apercebem de que aquele crime hediondo é ainda mais complexo do que parece à primeira vista e que está de algum modo relacionado com um culto satânico…
É esta a história de “Regressão”, filme de Alejandro Amenábar, que a RTP1 transmite no sábado, 5 de janeiro, pelas 00h15. Emma Watson, Ethan Hawke e David Thewlis protagonizam a trama.“É realmente obscuro e um daqueles filmes incríveis em que se pensa que se sabe o que vai acontecer, mas acaba por resultar em algo completamente diferente”, disse a jovem atriz britânica, que se deu a conhecer na saga “Harry Potter”.

FICHA TÉCNICA
Realizador: Alejandro Amenábar
Intérprete: Emma Watson, Ethan Hawke, David Thewlis
Ano: 2015
Género: Thriller Minutos: 106

8 Mile (Cinemundo, sábado, 6, às 17h20)

O filme que Curt Hanson roubou a Tarantino e Boyle
Em meados dos anos 90, Curt Hanson tinha feito sucesso com “L.A. Confidencial e “A Mão Que Embala o Berço”. Na mesma altura, Quentin Tarantino dava nas vistas com “Pulp Fiction” e “Assassinos Natos”, enquanto Danny Boyle fazia correr tinta com “Trainspotting”. Estes dois últimos chegaram a estar na calha para assumir a realização de “8 Mile”, mas a produção executiva, encabeçada por Paul Rosenberg, ofereceu-a ao primeiro. Os responsáveis justificaram a escolha mais tarde, afirmando que Hanson tinha captado melhor a essência da história. As “más-línguas” têm outra versão: tanto Tarantino como Boyle recusaram-na.
A verdade é que “8 Mile”, de 2002, acabou por ficar na história da Sétima Arte por várias razões. Filme de culto, deu ao protagonista Eminem os aplausos da crítica e o primeiro Oscar de Melhor Canção Original (por “Lose Yourself”) para uma música ‘hip-hop’. Para vestir a pele de um jovem rapper em luta contra tudo e todos, o artista teve de perder 24 quilos. O esforço valeu a pena: até sair das salas de cinemas, o título fez mais de 240 milhões de dólares em todo o Mundo.

FICHA TÉCNICA
Realizador: Curtis Hanson
Intérprete: Brittany Murphy, Eminem, Kim Basinger, Mekhi Phifer
Ano: 2002 Género: Drama/Musical Minutos: 110

Sete Pecados Mortais (AXN Movies, domingo, 7, às 17h00)

A história de um serial killer, sem cenas de assassinato
Em fevereiro de 1996, o Mundo ficava sem respiração ao ver Brad Pitt e Morgan Freeman à frente de “Sete pecados mortais”. O filme, realizado por David Fincher, acompanha o desenvolvimento de uma investigação levada a cabo por dois polícias num caso de um assassino em série. À medida que vão descobrindo novas vítimas, a dupla de detetives tem de juntar forças para seguir as pistas desse homem, cujo objetivo é purgar os pecados da sociedade com base nos sete pecados mortais: gula, ganância, preguiça, inveja, raiva, orgulho e cobiça.
O mais curioso é que, num filme repleto de assassinatos, não existe uma única cena de morte explícita: as vítimas surgem já sem vida. Além do argumento intrincado, “Seven” ganhou forma com base num argumento “errado”. Tudo por causa de um engano daquele cineasta, que enviou à produção um rascunho da história que não era o definitivo. Quando alertou para a falha, ouviu de volta: “Mas é este que queremos”.
O resultado é uma trama assente nos recantos mais obscuros da mente que, sem recorrer a cenas de violência, se torna psicologicamente agressivo. Chega ao AXN Movies quando o relógio bater às 17h00 de domingo, 7 de janeiro. Duas horas e cinco minutos depois, fica com duas certezas: durante a cena do interrogatório à personagem de Leland Orser, o ator chegou a perder a consciência. E na perseguição a John Doe (o criminoso, interpretado por Kevin Spacey), Brad Pitt partiu mesmo o braço.

FICHA TÉCNICA
Realizador: David Fincher
Intérprete: Brad Pitt, Gwyneth Paltrow, Kevin Spacey, Morgan Freeman
Ano: 1995
Género: Drama/Thriller Minutos: 122

Perdido em Marte (Fox, domingo, 7, às 21h20)

Um bombom científico nomeado para sete Óscares
É um presente para os fãs de ficção científica oferecido pelo canal Fox, que o coloca em antena às 21h20 de domingo, dia 7. Durante uma missão tripulada a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) e os seus companheiros são violentamente arrastados por uma tempestade de areia. A missão é abortada e Mark, que todos julgavam morto, é deixado para trás. No entanto, ele sobreviveu e encontra-se sozinho no planeta vermelho, sem saber o que fazer. Com mantimentos para apenas 50 dias, vai ter de encontrar uma forma de enviar um pedido de socorro para a Terra e, simultaneamente, arranjar uma maneira de fazer crescer alimentos que o ajudem a sobreviver o máximo de tempo possível.
Ridley Scott é o realizador e “Perdido em Marte”, baseado no livro do mesmo nome de Andy Weir. Mas como foram gravadas as cenas referentes a Marte? O cenário foi o Vale da Lua, na Jordânia, o mesmo local que serviu “Lawrence da Arábia” e “Exodus: Deuses e Reis”. E de o planeta do filme é, claro, irreal, há detalhes que são bem verdadeiros, até porque toda a produção teve a ajuda da NASA. Um deles é o trajeto feito entre a Terra e Marte. “Os cálculos são precisos”, disse Rudi Schmidt, diretora de projetos da Agência Espacial Europeia. Mais: no filme, Watney usa as próprias fezes e água para cultivar batatas no solo marciano. Dave Lavery, da NASA, explica que isso é possível: “Já experimentámos fazer algo semelhante e essa ideia é bem realista”.
A mistura da veracidade com a ficção conquistou o público e a crítica, levando “Perdido em Marte” a ser nomeado para sete Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator.

FICHA TÉCNICA
Realizador: Ridley Scott
Intérprete: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig
Ano: 2015
Género: Ficção científica
Minutos: 130




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend