Turismo do Porto e Norte cria roteiro inspirado na vida de mulheres marcantes

Retrato de Dona Antónia, a Ferreirinha. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)
O roteiro sugere a passagem por "localidades, monumentos, museus ou património que de uma qualquer forma se identificam com essas inspiradoras figuras femininas", no Porto, Trás-os-Montes, Minho e Alto Douro.

Agustina Bessa Luís, Antónia Ferreira (Ferrerinha), Maria da Fonte, Carmen Miranda, D. Teresa, Carolinha Michaelis, Ilse Losa e Sophia de Mello Breyner são algumas das mulheres, entre muitas outras, que o Turismo do Porto e Norte homenageia com um roteiro, que permite conhecer os seus legados, lançado hoje nas redes sociais.

A iniciativa, que contou com a colaboração do historiador Joel Cleto, pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher, e dar a conhecer o legado cívico, cultural ou social deste conjunto de mulheres, num roteiro por “localidades, monumentos, museus ou património que de uma qualquer forma se identificam com essas inspiradoras figuras femininas”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O roteiro “identifica as personalidades ou os grupos setoriais com ligações fortes aos quatro subdestinos – Porto, Trás-os-Montes, Minho e Alto Douro -, em áreas tão distintas como a literatura, a economia, a indústria têxtil, a música, ou que se distinguiram numa determinada época, ou protagonizaram algum acontecimento que se perpetua no tempo”.

A título de exemplo, o Turismo do Porto e Norte, em torno de Antónia Ferreira (Ferreirinha) sugere conhecer a paisagem de vinhedos do Alto Douro Vinhateiro, e visitar o Jardim Botânico, no Porto, onde está a casa de família de Sophia de Mello Breyner.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, afirma que estas mulheres, cuja obra está agora eternizada em museus, bibliotecas ou esculturas, “deixaram uma marca muito forte na região e no país” e que “ajudam a contar um pouco da história e da identidade tão ricas da nossa região”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend