Treze anos depois, parque de Viana do Castelo vai abrir ao público

Treze anos depois, parque de Viana do Castelo vai abrir ao público
Parque Ecológico Urbano. (Foto: CM Viana do Castelo)
Com 20 hectares, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo vai abrir ao público em junho, no Dia Mundial do Ambiente. O espaço verde, situado junto ao rio Lima, estava apenas disponível para visitas guiadas.

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo abre no Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, após 13 anos de sucessivos adiamentos. Este espaço verde, recorde-se, estava apenas reservado para visitas guiadas e poderá agora ser desfrutado pelo público em geral, de forma livre.

Com cerca de 20 hectares, o parque foi inaugurado em março de 2008 e, desde então, recebe apenas visitas guiadas para grupos, restrição contestada há anos, quer pelos partidos da oposição quer pela população local. Situado junto ao rio Lima, na zona da caldeira de marés das antigas Azenhas Dom Prior, este pulmão verde é uma das obras emblemáticas do Programa Polis, que investiu dois milhões de euros na recuperação daquela área. No parque, inser-se ainda o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, que promove a educação ambiental, em particular junto das escolas.

O pulmão verde tem cerca de 20 hectares. (Fotos: CM Viana do Castelo)

O vereador do ambiente da autarquia adiantou que “estão a ser ultimadas as questões relacionadas com a segurança, da sinalética e do plano de atividades que vai ser disponibilizado ao público, nomeadamente, aos fins de semana”, sendo que “durante a semana a oferta será proporcionada, essencialmente, por meios próprios da Câmara”.

Ricardo Carvalhido acrescentou que o parque esteve para abrir na mesma data de 2020, mas a “imprevisibilidade” da pandemia de covid-19 impediu esse objetivo. “Este ano, estamos a prever para essa altura a retomada de alguma normalidade após esta crise sanitária que se abateu sobre todos”, referiu. “Já podíamos ter aberto o parque há muito, mas queremos que essa abertura seja pautada pela excelência. E é isso que irá acontecer. Vamos ficar todos muito orgulhosos com aquela infraestrutura”, adiantou.

O parque, perto do rio Lima, estava apenas disponível para visitas guiadas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend