Três programas de teatros que prometem animar as crianças

"PInóquio" é um dos espetáculos disponíveis no site do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana. (Fotografia: Teatro do Noroeste - CDV)
Salas e companhias de teatro de todo o país voltaram a saltar para o ecrã, com propostas para entreter os mais pequenos e também os adultos. As plataformas online servem agora de palco a atividades de expressão dramática, histórias encenadas e até espetáculos para bebés.

# CASEIRAR
O programa Caseirar é uma das propostas do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana para entreter a família durante o recolhimento. Trata-se de um magazine educativo criado por Raquel Amorim, responsável pelo Serviço Educativo do teatro, que apresenta uma série de atividades de expressão dramática para pais e filhos. As ideias incluem fazer jogos em família, trabalhos manuais, ou até criar uma banda de música com instrumentos criados a partir de copos de iogurte ou tampas de panelas. Quem quiser assistir a espetáculos, também tem acesso no site da companhia a várias peças infantis do programa +teatro, em vídeo, como “O Gato das Botas”, “Pinóquio”, “A Estalajadeira” e “João e o Pé de Feijão”. Algumas são de acesso gratuito e outras estão disponíveis para alugar (durante dois dias) ou comprar. Os preços variam entre os três e os sete euros.

 

# TEATRO DO BIOMBO
“Piu” e “Lagartinha” são os dois espetáculos para bebés que o Teatro Do Biombo disponibiliza online. A compra do bilhete, que tem o custo de oito euros, dá acesso ao vídeo durante todo o período de confinamento, para rever as vezes que se quiser, e traz ainda uma série de sugestões de interatividade para fazer com as crianças durante e após o espetáculo. A companhia foi criada em 2010 pela atriz Joana Capucho e Miguel Mata Pereira, especialista em psicologia educacional, e dedica-se maioritariamente a criar projetos artísticos para a primeira infância (bebés até aos três anos e crianças dos quatro aos seis).

Teatro do Biombo (Fotografia: DR)

 

# SALINHA ONLINE
Mais de 20 contos infantis interpretados por diversos atores, a partir das suas próprias casas, voltam a estar disponíveis na Salinha Online, do Teatro Nacional D. Maria II. No final do mês de janeiro, o teatro reabriu o canal Vimeo onde estão reunidos todos os vídeos das leituras encenadas, com acesso livre. A iniciativa, uma parceria do D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, foi pensada para crianças dos três aos oito anos, e respetivas famílias, e faz parte do movimento D. Maria II em Casa, que incentiva os portugueses a ficar em reclusão, na companhia das produções que passaram pelo palco do teatro. “O País dos Contrários”, de José Eduardo Agualusa, interpretada por Victor Yovani, é uma das histórias para descobrir em família. A Salinha Online tem também em exibição o espetáculo “Onde é a guerra?”, disponível em versões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend